MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de agosto de 2010 Esportes

100 anos do Velo Clube em exposição no Paço Municipal

    O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro abriu na segunda-feira, 16, exposição de painéis que mostram momentos importantes dos 100 anos de história do Velo Clube. José Roberto Sotero, que é um estudioso do esporte, dos clubes de futebol, dono também de uma memória prodigiosa deu grande colaboração na definição de fotos e legendas, trabalhando em conjunto com Nelcy Pauletto, que ao longo de décadas reuniu centenas de fotografias do futebol local, a maior parte eferente à trajetória do próprio Velo Clube. Ambos participaram da solenidade de abertura ao lado do prefeito Du Altimari, do presidente do clube rio-clarense, José Pedro de Paula Caraça e do vice-presidente, Danilo Dezan. Prestigiaram a abertura da exposição também os vereadores Sérgio Desiderá, Julinho Lopes, Sérgio Carnevale e Juninho da Padaria.

    Tereza Arruda, diretora do Arquivo, disse que a homenagem ao centenário do clube é oportuna, lembrando que a memória do futebol caminha junto com a história do município. Ela registrou, no entanto, que a montagem da exposição foi enormemente facilitada pela colaboração recebida de Sotero, Pauletto e de pessoas que entendem a importância desses registros. “Somos gratos por essa contribuição”, afirmou.

    O prefeito Du Altimari elogiou a disposição da diretoria do Velo em “exercer um gerenciamento mais profissional do clube”, o que levou o governo municipal a desapropriar o Estádio Benito Agnelo Castellano, num procedimento que amortizou os débitos tributários da entidade com o município e ainda resultou em créditos do clube com a prefeitura, permitindo que o Velo possa canalizar recursos para o pagamento de suas dívidas trabalhistas. “Tomamos essa decisão porque confiamos nessa diretoria do clube, formada por pessoas sérias, que querem o melhor para essa instituição centenária”, acrescentou o prefeito.

    Para o presidente do Velo, Pedro Caraça, “a administração municipal demonstrou e tem demonstrado empenho em nos apoiar, abrindo o horizonte para que possamos avançar na recuperação das finanças do clube, condição fundamental para reconquistarmos nosso espaço na elite do futebol paulista”, disse. Segundo Caraça, o Velo comemorará seu centenário em jantar no dia 26 deste mês, no Grêmio Recreativo da Rua 9. Frisou, no entanto, que “o grande objetivo do clube neste ano é conseguir acesso à Série A-3 do Campeonato Paulista”.

    A exposição promovida pela Prefeitura de Rio Claro e Arquivo Histórico permanecerá no saguão do Paço Municipal o dia 25, quarta-feira, deslocando-se de lá para o salão do Grêmio Recreativo na quinta, 26, por ocasião do jantar do centenário do Velo. Em seguida, os painéis serão apresentados na sede do clube.

Skip to content