Os atletas da terceira idade que irão representar Rio Claro nos Jori – Jogos Regionais do Idoso – que acontecerão de 13 a 18 de março na cidade de Limeira, já estão em treinamento.
Atletas de 60 a mais de 90 anos do município estão se preparando para as 14 modalidades, com treinamentos oferecidos pelos professores da Secretaria de Esporte e Turismo. Dentre as categorias, está a de dança, que será representada por grupo composto de nove mulheres e dois homens em treinamento desde outubro, com a professora Maria Traina Gama.
“Este ano iremos apresentar a Rumba Cigana e teremos a participação de dois homens, mostrando que não é apenas as mulheres que gostam de dançar. É um trabalho que me dedico e gosto de fazer com o grupo, visto que dá mais qualidade de vida, renova e faz bem para a cabeça deles”, comenta a professora Maria Gama, acrescentando que a maioria já tem experiência em dança.
Entre os novatos está o senhor Francesco Farinaccio, 71 anos. Ele confessa que está ansioso para chegar a hora da apresentação e poder chegar entre os três melhores. “É uma responsabilidade muito grande, pois é a primeira vez que participo e sei da dedicação de cada. Será uma grande experiência”, afirma.
Já a dona Maria José Cerri, 75 anos, está acostumada a competir. “Estou há quase dez anos no grupo e já nos apresentamos em vários lugares, mas quando vale medalha é diferente, pois temos que ter atenção e errar o menos possível”, conta.
Os Jogos Regionais do Idoso (Jori) são promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Em Rio Claro, a coordenação é do Fundo Social de Solidariedade, que terá atletas nas modalidades de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.