MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de fevereiro de 2012 Esportes

Atletismo de Rio Claro é bi-campeão por equipes na categoria Juvenil Masculino

No domingo (12) Rio Claro sediou pela segunda vez consecutiva a Copa Brasil Caixa de Cross Country. Ao todo foram realizadas, em um percurso de dois quilômetros na Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”, seis provas das categorias Menor (15 a 17 anos), Juvenil (18 a 19 anos) e Adulto (a partir dos 20 anos). A competição reuniu mais de 300 atletas de 64 clubes de todas as regiões do país.

Mais uma vez os atletas da equipe de Atletismo da categoria Juvenil Masculino de Rio Claro se destacaram na prova que abrigou oito quilômetros. Daniel Alcântara conquistou a medalha de prata e a vaga para representar a modalidade brasileira no Campeonato Sul-Americano; Jeferson de Souza conseguiu o sexto lugar e Davi Alcântara a oitava posição. Devido às ótimas colocações a equipe foi bi-campeã da categoria.

Na prova dos seis quilômetros Juvenil Feminino, Drielle Severiano obteve a quinta colocação e Aline Mara Vilhena a 12ª posição. Roberto Freire chegou na 53ª colocação na prova de quatro quilômetros da categoria Menor Masculino.

Correndo pela categoria Adulto, Edneusa Dorta conseguiu a 22ª posição na prova de oito quilômetros. Leonardo Prates Genu ficou com o 22º lugar e Barnabé de Lima com a 41ª posição na prova masculina que teve 12 quilômetros.

“O nível técnico da categoria Adulto estava bastante elevado e os atletas ficaram bem na classificação final. Na categoria Menor, competimos com atletas não especialistas, mas que de maneira geral mostraram potencial. Entre os Juvenis, outra categoria que este ano estava bem forte, comemoramos o bi-campeonato”, comenta o técnico Guilherme Pizzirani.

O evento esportivo foi classificatório para o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que vai acontecer no dia 3 de março, em Lima, no Peru. Serão convocados para integrar a equipe brasileira os cinco primeiros colocados da prova Adulto Masculino, os quatro primeiros das provas Adulto Feminino e Juvenil Masculino e Feminino; e os três melhores da categoria Menor Masculino e Feminino.

A Copa Brasil foi uma realização da Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Paulista de Atletismo (FPA) e Caixa Econômica Federal.

Prova Popular
Este ano a novidade da Copa Brasil foi a prova popular, direcionada aos atletas amadores maiores de 15 anos. A prova, que aconteceu na tarde de sábado (11), reuniu 45 corredores e abrigou um percurso de seis quilômetros. Ao final da competição os atletas receberam um boné e uma camiseta da Caixa, como gratificação pela participação.

“A prova teve caráter experimental, realmente para divulgarmos a modalidade. A adesão da comunidade foi excelente e para o próximo ano a prova popular deve integrar o calendário oficial das atividades da Seme”, diz Pizzirani.

Pular para o conteúdo