MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de junho de 2012 Esportes

Boxeadores de RC participaram do documentário que contou a vida de Servílio de Oliveira

Cinco boxeadores rio-clarenses participaram da produção do projeto “A luta continua – um documentário em 12 rounds”, que retrata a história do boxeador Servílio de Oliveira. O lançamento do documentário aconteceu na segunda-feira (25), na Cinemateca, em São Paulo.

Personagem principal da produção, Servílio de Oliveira tem hoje 64 anos e é o único medalhista olímpico brasileiro no Boxe, tendo conquistado o bronze em 1968, na cidade do México. Sua história de vida foi retratada no documentário dirigido por Renata Sette.

Breno Macedo foi auxiliar da produção, sendo o responsável pela escolha do elenco que representou os combates históricos de Servílio. Entre os boxeadores escolhidos, Yuri Previatti, que hoje defende a S.E Palmeiras em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Seme), representou Tony Moreno, pugilista norte-americano que enfrentou Servílio em 1971 no trágico combate em que o brasileiro sofreu um descolamento de retina e teve que se aposentar do Boxe.

Leonardo Macedo, coordenador da equipe de Rio Claro, representou o mitológico técnico Antonio Carollo, que acompanhou Servílio nos Jogos Olímpicos de 1968. Marcos Macedo atuou como o técnico norte-americano, usando sua experiência para deixar a produção mais próxima do real. E Rafael Bombonatti, de apenas 11 anos, fez a cena final do filme onde Servílio de Oliveira passa seus ensinamentos para o jovem boxeador.

O projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro foi lançado em 2011 através de uma parceria entre o Instituto de Políticas Relacionais (IPR), Petrobrás, ESPN Brasil, Cinemateca Brasileira e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com a proposta de fazer o resgate histórico de atletas das mais variadas modalidades esportivas que participaram de Jogos Olímpicos.

Foram inscritos 99 projetos, mas apenas nove foram escolhidos para tornarem-se documentários de 26 minutos. Além do projeto “A luta continua – um documentário em 12 rounds”, as outras oito produções e mais um longa-metragem também foram exibidos no evento do início desta semana.

Pular para o conteúdo