Com excelente participação nos Jogos Regionais deste ano, representado por atletas das categorias de base do município, Rio Claro também fez bonito na categoria ACD – Atleta Com Deficiência. Breno Almeida Soares conquistou a terceira colocação no Atletismo ACD, na corrida dos 100 metros, e foi um dos homenageados na cerimônia desta semana em que a prefeitura premiou atletas rio-clarenses destaques nos Regionais.
O assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, enfatiza a importância do esporte como meio de inclusão. “A prefeitura está trazendo uma nova perspectiva ao município, na qual o foco é estimular a inclusão em todas as áreas, e o esporte mostra como esse é o caminho certo”, comenta, destacando o desempenho de Breno e dos demais atletas com deficiência que participaram dos Regionais. Meyer enfatiza o trabalho da educadora física Karyn Nascimento, que acompanha Breno e os demais atletas deficientes visuais. “Também é preciso dar destaque ao empenho do secretário de Esporte e Turismo, Ronald Penteado, pelo estímulo aos atletas ‘pratas da casa’”, acrescenta.
A cerimônia de premiação dos medalhistas de Rio Claro nos 61º Jogos Regionais foi realizada terça-feira (22) no Floridiana Tênis Clube. “Muito mais que conquistas, vocês trabalharam o espírito de equipe, e é este tipo de comportamento, com destaque para a união, que também exercitamos com o nosso grupo de trabalho”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante o evento. No início da cerimônia foi exibido vídeo no qual atletas de Rio Claro com deficiência visual relataram a vivência na atividade esportiva, o apoio da Secretaria de Esportes e a importância do esporte como meio de inclusão.
O município participou em 35 modalidades, entre masculinas e femininas, com uma delegação de 339 pessoas somando atletas, comissão técnica e equipe de apoio. Rio Claro trouxe 35 medalhas: 12 ouros, 11 pratas e 12 bronzes.