Encerrado o Campeonato Municipal de Futebol Amador de 2013, a Secretaria Municipal de Esportes de Rio Claro prevê uma edição ainda mais robusta em 2014. “Tivemos 18 equipes participando da competição este ano e a nossa expectativa, que é compartilhada também pela Liga Municipal de Futebol, é que este número aumente no próximo ano”, prevê o secretário de Esportes, Reginaldo Lourenço Breda.
O Amadorzão foi retomado no início do primeiro mandato do prefeito Du Altimari, em 2009, depois de permanecer inativo durante alguns anos. Em 2013, observa Breda, novamente o apoio da prefeitura foi decisivo para o sucesso do evento.
Entre as ações que fortaleceram a competição, atraindo mais equipes e de melhor qualidade técnica, destacam-se os investimentos que a prefeitura fez na estrutura física das praças esportivas, com a revitalização, reformas e construções nos vários pólos do esporte distribuídos pela cidade. “Ainda temos muito trabalho a realizar, mas não fossem os investimentos já providenciados alguns campos não estariam em condições de uso”, afirma Breda.
O secretário lembra que uma das condições colocadas pelo prefeito Du Altimari para a retomada do campeonato amador era ampliar os locais de jogos, levando a competição para mais perto de esportistas do Grande Cervezão. “A intenção é ampliar cada vez esta abrangência territorial do Amadorzão”, afirma Breda.
No bairro Santa Maria foram construídos dois novos vestiários no campo de futebol e o Distrital do São Miguel foi totalmente revitalizado, com gramado ampliado e alambrado novo. As dependências do caseiro e os dois vestiários encontram-se em andamento.
Para o Distrital do Juventude, a Secretaria de Esportes planejou e executou a troca do gramado, a construção de um campo anexo para treinamento e complementou com pintura e adequação das instalações elétricas. “A partir de parceria estabelecida pela prefeitura, a associação de bairro e os clubes amadores, a área social do campo de futebol do Panorama, também recebeu investimentos que asseguram mais conforto aos torcedores e o gramado está sendo concluído”, explica Breda.
Os investimentos chegaram também ao Distrital do Santana e campo da Lagoa Seca, contemplados com alambrados, e ao campo do Juventus, onde foram instalados 50 metros de alambrado na parte externa do campo e construídos 80 metros de calçadas no entorno do campo.
Breda ressalta que já participou de reunião com representantes de clubes amadores para discutir as necessidades em estrutura física de suas equipes e anuncia que a prefeitura pretende estabelecer um calendário de obras para reforma e manutenção dos campos distritais do município.