MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de abril de 2013 Esportes

Com pista de mountain bike, Av. Brasil vira cartão postal

O mais novo cartão postal da cidade de Rio Claro, assim o secretário municipal de Esportes, Reginaldo Breda, definiu o trecho da Avenida Brasil, onde a Prefeitura implantou uma série de equipamentos públicos. O mais recente é a pista de mountain bike, inaugurada na manhã de domingo (7).

O espaço na Avenida Brasil a que se referiu Breda inclui uma academia ao ar livre e a rotatória da Avenida 50A, além da ciclovia. “Este é um local muito utilizado pelos trabalhadores do Distrito Industrial e também pelas pessoas que fazem suas caminhadas diárias ou nos finais de semana”, observou Breda, acrescentando que “com a iluminação que colocamos na pista de mountain bike e o estímulo à presença da comunidade, certamente este local passará a ter mais segurança”.

Breda ressaltou que a arena esportiva contribuirá, sobretudo para tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, por meio do prática esportiva.

O prefeito Du Altimari lembrou que aquela região da cidade também passou a ser o local do desfile das escolas de samba e que “tudo isto – o Carnaval, a pista, a academia, a rotatória – deu um novo aspecto para este trecho da Avenida Brasil, contrariando aqueles que não queriam que a Prefeitura promovesse estas melhorias”. O vereador Julinho Lopes destacou que a persistência dos gestores público, com o apoio da Câmara de Vereadores e do esportista Clayton Palomares garantiu a construção da pista, que “irá ampliar a motivação de crianças e jovens para a prática de esporte e também para aqui reunir as famílias”.

A área construída tem aproximadamente 5.000 m² para a prática de Dirt Jump (saltos seqüenciais) e Pump Track (circuito com pequenas ondulações), modalidades consideradas de base para o ensinamento de ciclismo, bicicross e mountain bike. O pólo esportivo recebeu a colaboração da Telar Engenharia e Comércio para sua construção e já é considerado uma das maiores pistas do interior paulista.

“O gate de largada da pista (rampa de alvenaria) tem 4,6 metros de altura, ele serve para dar início nas duas linhas já prontas da pista de Dirt Jump, que são uma para iniciantes com três mesas sequenciais e uma para amadores com cinco duplos sequenciais; e também para a pista de Pump Track, composta por roolles que são ondulações similares a lombadas e curvas”, explicou o presidente da Federação Paulista de Mountain Bike, Clayton Palomares.

Na pista já está sendo realizado o Projeto Pedalar, desenvolvido pela Associação Beneficente de Esportes e Cultura de Rio Claro (ABEC Rio Claro) e Secretaria de Esportes. “Atendemos crianças e adolescentes de seis a 17 anos, em aulas gratuitas”, informa Natália Varela Gonzalez, presidente da ABEC.

As aulas para turmas iniciantes e avançadas são ministradas pelo professor e técnico Walter Hohne Junior, às terças e quintas-feiras, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas; e aos sábados das 9 às 11 horas. O projeto disponibiliza as bicicletas e os capacetes para uso dos alunos no local, equipamentos doados pela Unimed, um dos apoiadores da Velo/Giant/Seme, equipe de alto rendimento de ciclismo de Rio Claro.

Da inauguração no domingo também participaram os vereadores Paulo Guedes e Maria do Carmo Guilherme, o secretário de Turismo – Renê Neubauer, o presidente do PMDB de Rio Claro – João Vieira, o empresário Octávio Ferreira Mendes, da Telar.

Pular para o conteúdo