15 de abril de 2010 Esportes

Conferência de Esportes em RC acontece sexta e sábado

Rio Claro é um dos únicos municípios da região participando da discussão que o país realiza para definir os rumos do esporte brasileiro nos próximos dez anos. Na conferência municipal de esportes, que acontece nessa sexta-feira (16) e sábado, a cidade vai definir os delegados que representam os rio-clarenses na etapa estadual, a ser realizada no dia quatro de maio. A terceira Conferência Nacional de Esportes, por sua vez, está marcada para acontecer de três a seis de junho, em Brasília.
    “Essa é mais uma ação que reafirma o trabalho de nosso governo pela democracia participativa”, diz o prefeito Du Altimari, lembrando que nos últimos 16 meses Rio Claro deu voz ativa à comunidade para definir importantes assuntos relacionados a políticas públicas nas conferências da Educação, da Saúde, de Segurança, de Defesa Civil, da Ação Social, da Promoção da Igualdade Racial, e a de Comunicação, além da Conferência da Cidade. “Nessa linha, também não podemos nos esquecer do orçamento participativo e da eleição direta para subprefeitos dos distritos”, relembra Altimari.
    A Conferência de Esportes de Rio Claro será realizada no auditório das Faculdades Claretianas. Na sexta-feira a partir das 19h30, e no sábado – dia da plenária final – das 7h30 ao meio dia, no mesmo local. Todos os que comparecerem à conferência têm direito a voto. Apenas os que participaram de pré-conferência, entretanto, podem se candidatar para serem delegados na etapa estadual.
    Nesta quinta-feira (15) acontecem as duas últimas pré-conferências, uma delas na sede da Gaviões da Fiel, no Cervezão, às 19 horas. A outra, no mesmo horário, será nas faculdades Asser.  “Estamos superando nossa meta inicial e, até esta quarta-feira (14), já reunimos cerca de 400 pessoas nas pré-conferências que estão sendo realizadas desde a quinta-feira (8) da semana passada”, comenta o secretário municipal de Esportes, Reginaldo Breda, destacando a grande colaboração recebida da Câmara Municipal e de setores da prefeitura como a Secretaria de Turismo e Fundo Social de Solidariedade.
    A realização da Conferência Municipal de Esportes segue a divisão dos eixos temáticos definidos em âmbito federal. As discussões giram em torno dos assuntos Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização do Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; e Esporte e Economia.
    “É fundamental que todos os profissionais ligados direta e indiretamente aos esportes participem, opinem e contribuam para essa discussão que vai definir as políticas públicas no setor nessa próxima década”, frisa o diretor do departamento de esportes da prefeitura, Jorge Sasso, lembrando que programas como o Segundo Tempo, que está sendo implantado no município para atender a mil crianças, é uma ação federal definida na primeira Conferência Nacional de Esportes, em 2006.

Uma das Prés Conferências do Esporte aconteceu na noite de quarta-feira (14) no Sest Senat

Já aconteceram pré-conferências em Rio Claro no Centro Cultural Roberto Palmari, dia oito; no anfiteatro da sede da Defesa Civil, dia nove; na Associação de Moradores do Guanabara (Amorg) na segunda-feira (12); e na Unesp e Faculdades Claretianas na terça-feira (13), ambas com expressivo número de participantes, 118 e 121 pessoas respectivamente. O calendário de pré-conferências também previa reuniões na noite de quarta-feira (14) no Centro Social Urbano Niazi Hussni, no bairro Cidade Nova, e no Sest/Senat. Essa última, realizada pela Federação Paulista de Montain Bike, voltada especificamente aos esportes radicais.
    A organização da Conferência Municipal de Esportes é da prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Unesp e apoio das Faculdades Claretianas e das entidades desportivas do município.