MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de fevereiro de 2013 Esportes

Copa de Cross Country realizada em RC definiu equipe para o Sul-Americano

Rio Claro sediou no domingo (03) a Copa Brasil Caixa de Cross Country, pelo terceiro ano consecutivo. A competição, que recebeu a confirmação de inscrição de mais de 300 atletas de 59 clubes de 13 diferentes estados, definiu a equipe brasileira que participará do Campeonato Sul-Americano da modalidade.
As seis provas da Copa Brasil aconteceram em duas etapas, manhã e tarde, no percurso de dois quilômetros previamente demarcado no Lago Azul.
Conquistaram o pódio da prova de 8 km feminino adulto as atletas Cruz Nonata da Silva (BM&FBovespa-SP), Sueli Pereira da Silva (EJA-Jataí-GO) e Tatiele Roberta de Carvalho (Orcampi/Unimed-SP). Por equipes, o Pinheiros (SP) ficou em primeiro lugar, ASA São Bernardo (SP) em segundo e Vasco da Gama (RJ), em terceiro.
Na prova de 3 km feminino menores ocuparam as primeiras colocações as corredoras Graziele Zarri (CVC Mota-SP), Thayna de Melo (Mangueira-RJ) e Ana Karolyne Silva (Barra do Garças-MT). Por equipes, o CVC Mota (SP) foi campeão, ADECO (SP) o vice e Barra do Garças (MT), ficou com o terceiro lugar.
Fechando a bateria de provas da manhã, nos 4 km masculino menoresWeverton Fidelis (FECAM-PR) ficou com o primeiro lugar, Felipe Rocha e Pinto (Orcampi/Unimed-SP) com o segundo e Mateus Falcão (Orcampi/Unimed-SP), com o terceiro. O clube campeão foi a Orcampi/Unimed (SP) seguido da FECAM (PR) e GR Barueri (SP).
A primeira prova da tarde foi a dos 6 km feminino juvenil, Jéssica Ladeira (Pé de Vento/Caixa-RJ) conquistou a medalha de ouro, Nathália de Assis Ramalho (APADA-MT) foi prata e Jacira de Freitas Santos (Mangueira-RJ), ficou com o bronze. Nesta prova não houve classificação final por equipes, pois nenhum clube competiu com três atletas, mínimo exigido para haver pontuação.
Nos 12 km masculino adulto subiram ao pódio os corredores Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa – RJ), Daniel Chaves da Silva (convidado CBAt) e Valério de Souza Fabiano (Pé de Vento/Caixa – RJ). Por equipes a Pé de Vento/Caixa (RJ) foi a primeira colocada, o Pinheiros (SP) ficou em segundo e ASA São Bernardo (SP), com o terceiro.
Finalizando a Copa Brasil, os campeões dos 6 km masculino juvenil foram, por ordem se classificação, Thiago do Rosário André (Pé de Vento/Caixa – RJ), Adélio dos Santos (UNISC-SC) e José Rodrigo da Silva (CASO-DF). O clube campeão foi o Pé de Vento/Caixa (RJ) seguido de Barra do Garças (MT) e IMST – Centro de Excelência (SP).
O evento esportivo indicou os atletas que representarão o país, em todas as categorias femininas e masculinas, no Sul-Americano de Cross que acontecerá ainda neste mês, no dia 24 de fevereiro, em Concórdia, na Argentina. Serão convocados os cinco primeiros colocados na prova adulta masculina, as quatro primeiras posições nas provas adulta feminina e juvenil masculina e feminina, e os três melhores na categoria menores masculina e feminina.
A Copa Brasil/Caixa de Cross Country 2013 foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), co-organizada pela Federação Paulista de Atletismo, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio da Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes (Seme).
Pular para o conteúdo