Representantes de Rio Claro integraram a equipe Sub-20 do Brasil que participou entre os dias 29 de junho a 1º de julho, do Campeonato Pan-Americano de Xadrez realizado em São Paulo.
O evento reuniu 57 atletas de 10 países das Américas do Sul e Central como Brasil, Paraguai, Peru, Equador, Aruba, Venezuela, Chile, Argentina, Colômbia e Bolívia.
Segundo o membro da comissão técnica Alessandro Batezelli, o Campeonato foi disputado em 11 rodadas pelo Sistema Suíço de emparceiramento, com 1 hora e 30 minutos, mais acréscimo de 30 segundos por lance, para cada jogador. “Por este sistema as partidas duraram até cinco horas, fazendo com que as disputas fossem bastante cansativas para os atletas”, acrescentou.
A seleção brasileira, com maior número de atletas, contou com a participação de dois enxadristas da equipe Xadrez da Secretaria Municipal de Esportes (Seme), Heitor de Almeida e Vitor Nolasco.
Heitor de Almeida foi o 29º colocado da competição com 4,5 pontos, enquanto que Vitor Nolasco com 4 pontos, ficou com o 35º lugar. “Apesar da colocação, os rio-clarenses tiveram bom desempenho contra fortes jogadores, o que lhes conferiu pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez”, afirmou Batezelli.
O campeão da categoria foi o jovem mestre da Bolívia, José Daniel Gemy de apenas 18 anos, seguido pelo brasileiro Evandro Amorim que obteve a mesma pontuação, porém ficou com o vice-campeonato devido aos critérios de desempate.
O próximo desafio dos rio-clarenses, Almeida e Nolasco, será os Jogos Regionais do Interior que acontecerão em Atibaia, para a modalidade Xadrez, entre os dias 23 e 27.