Com apresentações teatrais inspiradas em temas ambientais, a II Olimpíada Ambiental “Atitudes que podem mudar nosso rumo”, que vem sendo realizada em Rio Claro, iniciará sua etapa cultural na segunda-feira, 30, prosseguindo até 10 de junho. As escolas participantes farão apresentações à comunidade escolar recorrendo à descontração como ferramenta para elevar o grau de conscientização sobre questões relativas ao meio ambiente.
dscSegundo os organizadores, a novidade deste ano é a utilização das paródias como recurso para falar da saúde animal e da posse responsável, conceito que estabelece a responsabilidade do dono para com o animal de estimação, assegurando-lhe alimentação, carinho, boas condições de saúde e abrigo, entre outros cuidados.
As apresentações serão julgadas por um grupo de jurados representando vários segmentos da sociedade local. As quatro melhores apresentações, duas delas de alunos do ensino fundamental e duas da educação infantil, participarão da festa de encerramento no dia 14 de junho de 2016, às 19 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari.
Sempre atenta à integração das atividades para obter os melhores resultados a programação das Olimpíadas Ambientais é desenvolvida em três etapas: esportiva, ambiental e cultural. A etapa esportiva já foi concluída com a realização das atividades de futsal, xadrez, voleibol (câmbio), basquete bandeja, atletismo, boliche adaptado e queimada.
A etapa ambiental prossegue com a coleta seletiva e passa pela semeação e germinação de sementes, que futuramente serão utilizadas na arborização do município. O processo é orientado pelos professores e, após germinarem as sementes, as mudas são encaminhadas ao viveiro do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), onde permanecerão na estufa à espera de crescimento e plantio nas áreas em que houver demanda.
Quanto à prova de coleta de recicláveis, as escolas participantes avançaram bastante neste aspecto, propondo conteúdos que procuram sensibilizar as pessoas sobre o consumo, desperdício e destinação correta dos recicláveis, resultando em uma quantidade muito grande de material coletado. A etapa ambiental também apresenta o desafio de desenvolver projetos ambientais, que devem ser produzidos com envolvimento da equipe escolar e da comunidade.