Nesse domingo (6) Rio Claro sediará um dos mais importantes eventos do atletismo nacional e internacional, a corrida classificatória da Copa Brasil de Cross Country. A Copa Brasil é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo e a Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes.
“O município se candidatou e disputamos com Espírito Santo o direito de sediar esta prova” conta o técnico da equipe de atletismo de Rio Claro e organizador do evento, Guilherme Pizzirani. “Pretendemos oferecer uma boa infra-estrutura para os atletas tanto no alojamento como na realização das provas”, completa.
O evento vai acontecer na Florestal Estadual Edmundo Navarro de Andrade e deve reunir cerca de 350 atletas do Brasil e América do Sul, divididos em seis provas. Somente os atletas confederados é que podem participar da Copa Brasil.
A Copa vai indicar a classificação dos melhores atletas que farão parte da equipe que representará o país no Campeonato Sul-Americano de Cross, marcado para o dia 20 de fevereiro em Assunção, no Paraguai, e no Mundial, dia 20 de março, em Punta Umbria, na Espanha.
No sábado (05) às 16 horas acontece o congresso técnico no auditório da Guarda Civil Municipal de Rio Claro (Rua 12, 26, Bairro do Estádio). No domingo (06) pela manhã a programação começa às 8h30 com abertura oficial da competição. Às 9 horas acontece a largada da prova de três quilômetros da categoria Feminina Menor. Às 9h30 será dada a largada da prova de quatro quilômetros da categoria Masculina Menor. Às 10 horas tem a largada da prova de oito quilômetros da categoria Feminina Adulta.
No período da tarde a programação terá às 15h30 largada da prova de seis quilômetros da categoria Feminina Juvenil. Às 16 horas acontece a largada da prova de 12 quilômetros da categoria Masculina Adulta. Às 16h30 será a vez da largada da prova de oito quilômetros da categoria Masculina Juvenil, finalizando a bateria de competições.