No sábado (17) atletas da equipe Rio Claro Chicott de tênis de mesa participaram do Campeonato Paulista que foi realizado no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru.
O destaque do time da Secretaria Municipal de Esportes foi o mesatenista Gustavo Taliani, que sagrou-se campeão da categoria juventude, uma das mais fortes da competição com aproximadamente 350 atletas.
Na grupo inicial de disputas, Taliani venceu Fernando Shiguetomi, de Bauru; perdeu para Rafael Almeida, de Santo André; e voltou a vencer no jogo contra Alberth da Costa, de Boituva. A partir desses resultados o representante de Rio Claro classificou-se em segundo lugar e garantiu vaga na continuidade das disputas.
Pelas quartas de final o adversário foi forte, Alex Sakata – de Jacareí. Apesar da tensão, o mesatenistas mostrou equilíbrio conquistando a vitória e mais confiança para prosseguir.
Na semifinal Taliani enfrentou Gustavo Yokota, de São Caetano, dono de um estilo singular defensivo (kateiro), no qual os adversários têm dificuldades de controlar os efeitos das bolas. Mesmo determinado a impor seu jogo, Yokoda não conseguiu vencer Taliani, que adaptado ao estilo, surpreendeu com tranqüilidade e concentração, mantendo o foco nos contra-ataques e na recepção do adversário.
Garantido na final, o atleta teve o desafio de enfrentar novamente Rafael Almeida, para quem havia perdido no início do torneio. “O jogo fluiu muito bem, e Gustavo neutralizou o adversário não deixando dúvidas que é um grande campeão”, afirma o técnico Francisco de Brito Junior.
Segundo Brito, o principal objetivo da participação do atleta de Rio Claro era utilizar a competição como mais um treinamento na preparação para os Jogos Abertos do Interior. Porém, com humildade e respeito para com seus adversários, Taliani conquistou o título paulista, provando mais uma vez por que é o titular absoluto do tênis de mesa rio-clarense.
Também participaram do Campeonato Paulista representando Rio Claro os mesatenistas Leonardo Chagas, Fabio Faciullo e Danilo Cecagno.