Os últimos quatro anos foram de intensa movimentação no setor esportivo do município com avanços significativos na melhoria das praças, construção de outras, incentivo na base e resultados muito positivos, o último deles em Bauru, quando Rio Claro teve brilhante participação nos Jogos Abertos do Interior. Isso garantiu o acesso ao grupo de elite dos jogos.
“Todo o trabalho realizado com eficiência e esforço de equipe só pode trazer bons frutos e isso estamos colhendo”, observa o prefeito Du Altimari ao vistoriar as obras que a prefeitura iniciou nos últimos meses e que representam mais de três milhões de reais em investimentos. Ele esteve acompanhado do secretário de esportes Reginaldo Breda, que explicou detalhes do andamento das obras.
A reestruturação e ampliação das praças esportivas fazem parte de um grande projeto da administração em estimular a prática esportiva como meio de se descobrir talentos e ao mesmo tempo proporcionar qualidade de vida.
A previsão é de que em 2013 as praças estejam concluídas, uma boa parte delas até o aniversário do município. Todas já estão com suas estruturas instaladas faltando, apenas, retoques de pintura, pequenos acertos no terreno, alambrado e iluminação.
Na lista dos principais investimentos em estruturas esportivas estão: a quadra poliesportiva do Jardim Novo Wenzel, com dimensões de 20×40 metros e valor de mais de 124 mil sendo 28 mil contrapartida da prefeitura; a quadra do Santa Maria, que somou mais de 90 mil em custo e desse total, 24 mil foram dos cofres do município. Também no distrital do IX de Julho, atendendo toda comunidade da região do Jardim América, está a quadra poliesportiva quase pronta no valor de mais de 286 mil reais sendo mais de 164 mil em contrapartida da prefeitura.
Mas o município também coordena projetos mais arrojados como é o caso da reforma do Distrital do Juventude FC, na região do Parque Universitário, que incluiu toda troca do gramado e a construção da quadra. Foram investidos 229 mil reais dos quais 79 mil saíram dos cofres municipais.
A PEC – Praça de Esportes e Cultura – vai contemplar toda região do Mãe Preta, uma das comunidades em acelerado crescimento no município. Será um grande complexo de atendimento em lazer, esporte, cultura, serviço social e inclusão digital numa área de três mil metros quadrados beneficiando 13 bairros e um total aproximado de 30 mil pessoas. Neste projeto são investidos mais de dois milhões e meio sendo 600 mil por conta da prefeitura.
O outro projeto visitado foi a quadra poliesportiva coberta da Lagoa Seca, investimento que tem atenção especial da administração por se tratar de uma antiga reivindicação e necessidade dos moradores do Cervezão. Está sendo implantada e modernizada a infraestrutura no valor de mais de 750 mil reais dos quais a metade é de responsabilidade do município. A quadra será preparada para ser a praça oficial do futsal nos Jogos Abertos de 2014.
O prefeito Du Altimari se prepara para uma audiência com o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que deverá ser marcada para janeiro e na pauta o assunto principal será a liberação de um milhão para a iluminação completa de todo o complexo esportivo da Lagoa Seca. “O projeto já está protocolado em Brasília e a nossa expectativa é de que isso seja liberado no início do ano”, observa Altimari.
Ao finalizar o roteiro de visitas, o prefeito Du Altimari e o secretário Breda estiveram na praça de mountain bike, em construção no canteiro central da Avenida Brasil e Rua 3-A, em área que totaliza cinco mil metros quadrados. Na obra ainda estão previstos gramado, iluminação e estrutura para abrigar projetos sociais como escola, trânsito e cidadania. Os trabalhos têm o acompanhamento técnico da Federação Paulista de Mountain Bike.
Os projetos na área de esportes do município têm o aporte financeiro da Caixa Econômica Federal, Governo do Estado e Ministério dos Esportes.