Rio Claro tem quatro locais previamente selecionados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 (Rio 2016) para abrigar treinamentos de equipes estrangeiras que virão disputar a primeira Olimpíada a ser realizada na América do Sul. Os locais indicados são o complexo da Rua 9 – que inclui piscina, estádio de futebol, ginásio e miniginásio de esportes, além do Departamento de Educação Física da Unesp, Clube de Campo e Academia de Boxe da Secretaria Municipal de Esportes.
Representantes das cidades que tiveram alguns de seus espaços esportivos listados pelo Comitê Rio 2016 estarão participando de Seminário de Orientação na próxima segunda-feira, 23, na Escola Naval do Rio de Janeiro. Rio Claro estará representada no evento pelo secretário municipal de Esportes, Reginaldo Lourenço Breda, que irá ao Rio com o diretor de esportes do Clube de Campo, José Eduardo Mendes, e Mauro Gonçalves, chefe do Departamento de Educação Física da Unesp-Rio Claro.
Breda explica que a pré-seleção de áreas esportivas em cidades brasileiras, tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2016, atende ao propósito de que os jogos deixem um legado para o país em termos de infraestrutura geral, não apenas no plano esportivo. “É isso o que interessa a todos, que este legado se concretize realmente” afirma.
Segundo o secretário, caso os espaços esportivos pré-selecionados pelo Comitê Rio 2016 no município venham a ser oficializados, “é certo que receberemos investimentos para a adequação desses locais às normas exigidas”. Assim, passados os Jogos Olímpicos de 2016, “todas as cidades beneficiadas herdarão estruturas mais modernas e queremos crer que Rio Claro estará incluída neste rol”, acrescenta Breda.