MENU

accessible_forward Acessibilidade
30 de setembro de 2019 Esportes

Rio Claro busca apoio profissional para ampliar condições de esportes adaptados


Comitiva Rio Claro na visita ao Centro Paraolimpico Brasileiro

Conhecer as instalações e verificar a possibilidade de parcerias. Com estes objetivos, comitiva de Rio Claro esteve na última quinta-feira, 26/9, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro localizado em São Paulo. Representantes locais foram recepcionados pelo coordenador pedagógico educacional do Centro, David Farias Costa.

A comitiva local foi formada pelo secretário municipal de Esportes e Turismo (Setur) Ronald Penteado, diretor da Setur Vinícius Sossai, assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Paulo Meyer e o analista de Políticas Públicas Vilson Andrade.

Com o objetivo de promover o esporte Paralímpico, da iniciação ao alto rendimento, e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, David Costa externou que o Centro de Treinamento tem como princípios: acreditar no poder de transformação pelo esporte; orgulho do trabalho que é realizado; respeito às diferenças; ética, transparência e respeito às pessoas.

Ronald Penteado explicou que a Prefeitura de Rio Claro, através da Setur, já realiza diversas atividades voltadas às pessoas com deficiência. “A inclusão e a igualdade de direitos, seja no esporte, no convívio social ou na inserção no mercado profissional, são bandeiras prioritárias na elaboração de políticas públicas”, ressaltou o secretário.

Vinicius Sossai destacou a importância de se estabelecer parcerias no que diz respeito a capacitação de profissionais voltada para a formação de atletas paraolímpicos. “É preciso estreitar a distância para que as pessoas que trabalham junto aos deficientes possam ter condições de capacitá-los corretamente no que diz respeito ao desenvolvimento esportivo”, disse o diretor.

Responsável pela Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer assinalou que o investimento em capacitação profissional além de  agregar conhecimento  para os profissionais que atuam no município, será muito importante para ampliar o trabalho já feito. “Com esportes adaptados para pessoas com deficiência, em nossa cidade, vamos ampliar as condições de inclusão”, completou.

Pular para o conteúdo