MENU

accessible_forward Acessibilidade
20 de abril de 2010 Esportes

Rio Claro define propostas para próximas etapas da Conferência Nacional de Esportes

     Rio Claro quer a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade como referência em esportes de aventura. A implantação de parques de aventura no antigo Horto Florestal é uma das propostas que o município levará à etapa estadual da Conferência de Esportes, marcada para o próximo dia quatro.
     A fase municipal rio-clarense aconteceu entre sexta-feira e sábado (18), após realização de nove pré-conferências entre os dias oito e 14, com expressiva presença da comunidade. “A população mais uma vez mostrou que quer opinar, como já vem fazendo nas diversas conferências que estamos realizando desde o ano passado”, destaca o prefeito Du Altimari, que abriu a conferência na sexta-feira.

Abertura da Conferência de Esportes contou com a presença do prefeito Du Altimari, autoridades locais e convidados

Abertura da Conferência de Esportes contou com a presença do prefeito Du Altimari, autoridades locais e convidados

     Rio Claro é um dos únicos municípios da região a organizar a etapa local da Conferência de Esportes. Entre três e seis de junho acontece a discussão em âmbito federal. “Estamos levando propostas de qualidade que, com certeza vão contribuir para esse amplo debate que definirá os rumos do esporte brasileiro nos próximos dez anos”, salienta o Secretário Municipal de Esportes, Reginaldo Breda.
     Outras propostas retiradas na conferência municipal são a revisão da lei Pelé e valorização das associações esportivas que tratam do futebol no Brasil, além da revisão geral do estatuto do torcedor. Essas sugestões foram feitas dentro do eixo temático “Futebol”.
     Na linha temática “Esportes de Alto Rendimento”, Rio Claro sugere a implantação de novos programas de incentivo, com metas voltadas à criação de programas Bolsa Atleta Amador e Bolsa Atleta Universitário.
     O município também defende a implantação de uma política nacional de esportes que contemple os portadores de necessidades especiais, com a criação de um Programa Segundo Tempo específico para esse público. Nesse caso, a proposta está na linha estratégica “Sistema Nacional de Esporte e Lazer”.
    Entre outras propostas, Rio Claro também leva como contribuição às demais etapas da conferência a criação de centros regionais de treinamento do esporte de rendimento, com metas de investimento na criação de centros de excelência em modalidades, sugestão apresentada no eixo “Infraestrutura Esportiva”.
     A Conferência Municipal de Esportes seguiu a divisão dos eixos temáticos definidos em âmbito federal. As discussões giram em torno dos assuntos Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização do Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; e Esporte e Economia.
     A organização da Conferência Municipal de Esportes é da prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Unesp e apoio das Faculdades Claretianas e das entidades desportivas do município. Colaboram na organização a Câmara Municipal e setores da prefeitura como a Secretaria de Turismo e Fundo Social de Solidariedade.
     A cerimônia de abertura teve também foi prestigiada por Gustavo Petta, da Comissão Organizadora da Conferência Nacional do Esporte; José Roberto Gnecco, assessor do Ministério do Esporte; Fabio Canova, da Comissão Nacional de Mobilização do Ministério do Esporte; Pe. Bras Lorenzetti, da Fundação Claret; deputado estadual Davi Zaia; a vice-prefeito Olga Salomão; a vereadora Maria do Carmo Guilherme, vice-presidente da Câmara Municipal; e os vereadores Julinho Lopes, Ricardo Campeão e Sérgio Desiderá.

Pular para o conteúdo