A prefeitura de Rio Claro entrega à população, nesta sexta-feira (16), às 16 horas, a pista de skate construída na Praça dos Ferroviários “Maquinista Palmínio Altimari”, elemento central das obras que começaram com o aterramento do pontilhão da Avenida 7, dentro de um projeto urbanístico que vem revitalizando toda a área ao lado da antiga estação ferroviária, até as proximidades do shopping local. O evento terá a presença de grandes nomes do skate mundial.
A pista de skate foi denominada Antonio Ribas Lopes, conforme projeto da vereadora Maria do Carmo Guilherme, aprovado recentemente pelos vereadores. A pista é uma “quadri banks” que tem traçado adequado para skatistas experientes e também oferece, ao lado, uma área indicada para skatistas que estão se iniciando no esporte.
Ismael, filho do homenageado com o nome da pista, conta que o pai foi seu grande parceiro na construção de uma pista, em terreno ao lado da casa da família, no Jardim Ipê, que tinha estrutura completa, inclusive com arquibancada, vestiário com chuveiro, loja, torre para filmagem das manobras e outros equipamentos. “Trabalhamos 10 anos, eu e meu pai, para concluir a obra, que foi uma referência para os skatistas da época, para a cidade, e para o desenvolvimento do skate no interior paulista”, conta. “Tudo, com recursos próprios, muita luta, muitos desafios, muita dedicação” observa.
Antonio Ribas Lopes faleceu
há 17 anos, três meses depois de ver a tão sonhada pista inaugurada. Dela, hoje, nada restou. A área foi vendida, o equipamento desmontado. Ver o nome do pai batizando, agora, numa obra pública, para uso da população e dedicada à prática do skate, é reconstruir aquele sonho, admite Ismael. Muito conhecido no circuito do skate nacional, Ismael já confirmou a participação de vários e famosos amigos, praticantes da modalidade, para estarem em Rio Claro nesta sexta-feira. Entre eles, o hexacampeão mundial, Sandro Dias (Mineirinho) e Sergio Negão, que participam do circuito mundial, além de outros skatistas brasileiros. Com mais esta nova pista, projetada por Gui Barbosa, os skatistas de Rio Claro passam a contar com três destes equipamentos. Os demais estão localizados no Lago Azul e no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro Mãe Preta. A nova praça que vai da Avenida 7 até a Avenida 3 – entre as ruas 1 e 1-B, abrange, ainda, um teatro de arena, fonte luminosa e duas construções históricas – a casa de controle e a casa do engenheiro.