MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de agosto de 2018 Esportes

Rio Claro recebe seletiva da seleção brasileira de base de Handebol

Nos próximos dias 20 e 21 de agosto Rio Claro irá sediar o chamado acampamento regional da Confederação Brasileira de Handebol. A atividade visa à busca por atletas nas categorias sub 14, 16 e 18 para que os mesmos integrem o elenco que representará o país em competições internacionais. E, devido ao destaque que o Handebol da Cidade Azul vem obtendo nos últimos tempos, conta com atletas pré-selecionados da equipe Rio Claro/Setur – Instituto Crescer no Esporte, para participar da seletiva. O time conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

O município realiza a seletiva na segunda e terça-feira, das 8h às 19 horas, no Centro Social Urbano Mitiko Mastushita Nevoeiro, que fica na Avenida 23 com Rua 17, nº 1730, Bairro do Estádio, e nos ginásios anexos. A confederação realiza em cada estado do país duas etapas, onde os atletas desse estado já são previamente selecionados pelos olheiros da seleção e por técnicos das equipes. O estado de São Paulo terá uma sede em Taubaté e outra em Rio Claro.

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca que este é um importante acontecimento, não apenas para o município, como também para os jovens atletas. “É uma atividade que poderá mudar e marcar de forma extremamente positiva a vida de alguns jovens atletas. Estou na torcida por eles, que são jovens oriundos de um projeto social que vem mostrando sua força no meio esportivo, em especial, o Handebol”, afirma o secretário.

Os atletas pré-selecionados pela categoria sub 14 são: Danilo Rafael Pereira Agostinho; Kaio Henrique dos Santos; Jeferson Silva Pereira; Luckas Ragonha da Silva e Wendel Henrique de Souza Lira). Na categoria cadete, entre 15 e 16 anos, foram: Matheus Henrique Cardoso; Patrick Hudson Camargo – Armador; Pedro Luis Peres Vila e Pedro Henrique Moura de Paula. Já na categoria juvenil, 17 e 18 anos, foram: Affonso Gabriel Pereira de Macedo; Dayan Smardel Leme de Andrade; Gustavo Flor da Silva; Ricardo Coradini de Marco Moretti e Vitor Aparecido da Silva.

O coordenador do Instituto Crescer no Esporte, Alexandre Conttato Colagrai, explica que o Washington Silva Nunes, técnico da seleção adulta masculina, ministra as atividades da próxima semana juntamente com a comissão técnica das categorias de base. Desse evento, saem os atletas selecionados que vão seguir para um acampamento nacional da seleção, passando de 15 a 20 dias com a comissão técnica para se prepararem. Destes, os técnicos selecionam os 16 atletas que seguem para as competições internacionais.

O handebol de Rio Claro possui hoje 26 turmas em oito bairros diferentes na periferia da cidade, atendendo 300 alunos de sete a 18 anos de idade. E esses atletas das equipes de competições são oriundos dos projetos sociais.

Em destaque, o handebol de Rio Claro tem disputado a Liga de Handebol do Estado de São Paulo nas categorias Mirim (11 a 12 anos), Infantil (13 a 14 anos), Cadete (15 a 16 anos) e juvenil (17 e 18 anos), nas quais está bem colocado em todas, sendo primeiro no cadete e juvenil. Além disso, foi campeão dos Jogos Regionais 2018, em Santa Bárbara D’Oeste, na categoria sub 20 com a equipe juvenil, classificando-se para a primeira divisão dos Jogos Abertos. E ainda ficou em segundo lugar no Jogos Abertos da Juventude com o juvenil, ambas competições realizadas pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Em 2017, a categoria sub 16 foi campeã dos Jogos Infantis e também da Liga de Handebol do Estado de São Paulo, o que garantiu vaga no torneio sul americano Medelin Handebol Cup na Colômbia 2018, competição que irá ocorrer de 12 a 21 de dezembro de 2018.

Pular para o conteúdo