A primeira Residência Terapêutica de Rio Claro foi inaugurada terça-feira (27) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. O município ganha o serviço 18 anos após portaria federal que incluiu as RTs na política nacional de reintegração de doentes mentais à comunidade. “Nossa administração cuida das pessoas, sejam crianças, adultos e idosos”, destacou Juninho, reafirmando o compromisso do município com o bem estar da população. “Por isso damos prioridade à saúde e estamos preparando a entrega de mais melhorias no setor, como o posto descentralizado do Samu que em breve estará funcionando na região sul do município, e mais cinco unidades de saúde da família”, anunciou.
Desde a semana passada a Residência Terapêutica localizada na Rua 15 entre avenidas 13 e 15 abriga dez ex-internos do hospital Bezerra de Menezes. O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, disse durante o evento que a implantação desse serviço no município traz ganhos enormes e, por isso, Rio Claro prepara para breve a entrega de uma segunda unidade. “Com as residências terapêuticas os pacientes saem do ambiente interno e são incluídos na sociedade de forma plena, fora do ambiente hospitalar”, explicou, ressaltando a “grandiosidade do trabalho desenvolvido pelo Bezerra de Menezes”.
Representando a diretoria do hospital, João Carlos Sanches Chagas ressaltou a importância de Rio Claro implantar residências terapêuticas, previstas na legislação desde o início deste século. “Finalmente agora isso está acontecendo em nosso município”, disse, destacando que o Bezerra de Menezes vem fazendo o possível para dar dignidade aos pacientes. “Como os demais que lá atendemos hoje, esses ex-internos eram tratados como realmente são, ou seja, como pessoas que merecem dignidade”, frisou.
A entrega da Residência Terapêutica contou com a presença dos vereadores Geraldo Voluntário, Val Demarchi, Irander Augusto e Júlio Lopes, que destacou o trabalho de acolhimento feito pelo governo municipal. “Desde o início do ano passado são vários os serviços de saúde que vêm sendo desenvolvidos, tudo em benefício da população”, comentou. O vereador também deu destaque ao apoio que Rio Claro vem recebendo de outras esferas de governo para trazer melhorias, citando a duplicação da estrada Rio Claro-Araras, que será iniciada em breve. “Esforços como o do deputado Aldo Demarchi, que trabalhou muito para essa duplicação, são essenciais para o município”, disse.
Segundo a gerente municipal da Saúde Mental do município, Ana Carolina Nevoeiro, a entrega da Residência Terapêutica foi um dia histórico para Rio Claro. “Esse projeto recupera aos pacientes a alegria de se residir em local com quarto, sala, cozinha”, comentou, informando que desde o ano passado os ex-internos vinham recebendo atendimento específico da equipe médica como preparação à mudança para o novo lar.
A inauguração da Residência Terapêutica contou ainda com a presença de Paulo Serra, do Instituto Moriah, responsável pelo gerenciamento e administração do local; de Hamilton Bonilha e Moraes, da Diretoria Regional de Saúde da região de Piracicaba (DRS X); e de Domingos de Almeida, do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro.