No último sábado (10) aconteceu em Rio Claro o treinamento de implantação do protocolo de atendimento a múltiplas vítimas. A atividade realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros reuniu 250 profissionais, divididos entre Fundação Municipal de Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar.
“Situações que envolvem múltiplas vítimas pedem que os profissionais estejam preparados para saber trabalhar em conjunto, cada um desempenhando bem a sua função para que o socorro prestado seja eficiente”, afirma a vice-prefeita Olga Salomão.
“Desde que entrou em funcionamento, o Samu tem cumprido o seu papel e, em casos que demandam urgência, vem prestando um atendimento de qualidade à população rio-clarense. O trabalho realizado diariamente pelos competentes profissionais faz com que muitas vidas sejam salvas”, diz o presidente da Fundação de Saúde, Dr. Marco Aurélio Mestrinel.
“Para que o trabalho desenvolvido pelas equipes seja cada vez melhor, é essencial que os profissionais realizem treinamentos que lhes preparem para agir quando for necessário”, afirma o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro.
A programação do evento, toda concentrada no atendimento de múltiplas vítimas, incluiu apresentação do protocolo para essas situações, atuação da Defesa Civil, atuação da Guarda Municipal, vivência da concessionária que administra a rodovia intermunicipal, apresentação do Sistema de Comando e Operações em Emergências (Sicoe), apresentação do método Start e instruções para o simulado de atendimento a múltiplas vítimas e desastres que será realizado no dia 24 (sábado).