Caso a chuva cesse o setor de combate à dengue da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro já tem programada a nebulização no Distrito de Batovi, nesta sexta-feira (6), a partir das 8 horas. O tempo não tem ajudado para a realização deste trabalho.
A nebulização requer vários procedimentos antes de sua aplicação e, em muitos casos, as pessoas precisam sair de suas casas. Os acamados são retirados pela própria equipe da Fundação.
Para o sábado (7) a equipe estará no antigo prédio da Unesp, no bairro de Santana; e das 9 às 11 horas fará retorno de ausentes no Santa Eliza, quando são visitadas as casas que estavam fechadas durante a inspeção do agente na semana.
No domingo (8), o combate ao dengue estará no NAM – Núcleo Administrativo Municipal – realizando inspeção em todos os setores do prédio da prefeitura localizado, também, no bairro Santana.
Várias secretarias da administração municipal estão mobilizadas nas ações de combate e prevenção ao dengue. As visitações se intensificaram, pois existem muitos criadouros do mosquito nas residências.
A população precisa colaborar eliminando de seus quintais todas as vasilhas que possam acumular água. A tampa do vaso sanitário deve permanecer fechada.
Sintomas dengue clássica
Febre alta com início súbito.
Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento.
Perda do paladar e apetite.
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas, vômito e tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.
Sintomas dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.