Chuvas intensas castigaram a região nos últimos dias levando muita gente a acondicionar água das goteiras para lavar roupas, quintais e calçadas. Essa é uma ótima ideia de aproveitamento de água, porém, seu uso deve ser imediato caso não esteja em local bem fechado.
O alerta é da coordenadora de combate à dengue, chikungunya e zika vírus da Fundação de Saúde de Rio Claro, bióloga Kátia Curado Nolasco, por causa da grande possibilidade de geração de criadouro do mosquito Aedes aegipty.
“O reuso é excelente, porém o armazenamento não pode ser esquecido no fundo do quintal ou dentro de casa, principalmente se estiver exposto, sem tampa ou tela. Isso representa um grande risco de se tornar um potencial criadouro de larvas”, esclarece a coordenadora.
Kátia Curado orienta a utilização imediata da água armazenada e também alerta sobre as calhas ou qualquer outro local do imóvel que possa ter acumulado água. “A nossa recomendação é que as pessoas não esperem a visita do agente de saúde e façam a inspeção periódica de suas casas; isso ajuda muito no trabalho de prevenção e controle”, observa.
Ações
Nesta sexta-feira (10), a partir das 8 horas, as ações de combate prosseguem em Rio Claro com visitação casa a casa na Vila Alemã e Vila Indaiá (retorno de ausentes) e nebulização nos bairros Jardim Ipê e Vila Alemã.