Os prefeitos de Rio Claro – Du Altimari – e de outros seis municípios paulistas que serão atendidos com curso de medicina pelo programa Mais Médicos, se reuniram segunda-feira, 1, com o ministro da Educação, Henrique Paim, para pedir celeridade na publicação do edital que irá definir as regras e receber documentação das instituições de ensino interessadas em oferecer curso de medicina em 39 municípios brasileiros.
“Com a publicação do edital, o processo de escolha das instituições ganhará um novo ritmo, dando uma perspectiva de que poderemos ter o início das aulas no segundo semestre de 2015”, afirma Altimari, que participou da reunião em Brasília ao lado dos prefeitos de Araras, Osasco, São José dos Campos, Limeira, Jaú e Guarulhos, este representado pelo vice-prefeito.
O curso de medicina que será implantado no município de Rio Claro terá 55 vagas. Na região, Araras e Limeira também terão 55 vagas e, Piracicaba, 75, totalizando 240 vagas. “É um número expressivo, que reforça a possibilidade de nossa região se tornar uma referência no ensino de medicina”, avalia o prefeito Du Altimari, que já conversou sobre esta possibilidade com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e prefeitos.
Na divulgação do número de vagas, o Ministério da Educação afirmou que é uma oferta anual inicial e que, posteriormente, poderá haver novo procedimento para aumento de vagas.
Pelo menos cinco instituições já se manifestaram interessadas em oferecer o curso de medicina em Rio Claro: Anhanguera, Asser, Uniesp, Grupo Bandeirantes e Claretianas.