MENU

accessible_forward Acessibilidade
19 de fevereiro de 2013 Fundação de Saúde

Alunos de medicina farão estágio na Saúde de Rio Claro

A partir desta quarta-feira (20), quatro unidades de saúde da família do município de Rio Claro passarão a contar com alunos do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Ao todo são 40 alunos do quinto ano, que foram divididos em grupos de dez estudantes. Ao longo do ano todos terão a oportunidade de atuar em Rio Claro como estagiários.

“Esta parceria é benéfica para os alunos, para a Fundação de Saúde e principalmente para a comunidade”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel, durante a recepção aos dez primeiros estagiários, nesta terça-feira. “Vamos estudar e aprender juntos, para que vocês tirem o melhor proveito deste aprendizado e para que possamos oferecer o melhor serviço à população”, disse Mestrinel aos estudantes, acrescentando que a prioridade desta administração é o fortalecimento da Atenção Básica e esta parceria é mais uma ferramenta para alcançar esse objetivo. Concluindo sua fala, Mestrinel colocou toda a estrutura da Fundação de Saúde à disposição dos alunos para auxiliá-los no que for necessário.

“Profissionais médicos destas unidades foram credenciados na Ufscar como preceptores e acompanharão os alunos nas atividades realizadas nas unidades”, explica o diretor médico da fundação, Geraldo de Oliveira Barbosa.

Sobre a parceria, Wagner Figueiredo, professor da Ufscar, disse estar “muito esperançoso de que esta relação entre a universidade e o município seja forte e que renda bons frutos para a população”.

“Trabalhamos muito para que este momento chegasse e estamos muito felizes em poder contar com os alunos de medicina da Ufscar atuando conosco”, falou o diretor geral de administração da Fundação de Saúde, Edison Rodrigues Filho.

Durante o encontro os alunos conheceram os médicos e coordenadores das unidades em que irão atuar e também puderam se apresentar e dizer o que esperam desta nova etapa do aprendizado.

“Queremos cada vez mais nos apropriar de conhecimento e habilidades que reflitam positivamente no atendimento aos pacientes”, afirmou Raphael Battisti, que agradeceu a maneira como os estudantes estão sendo recebidos pela equipe da Fundação de Saúde.

Marina Silva Campos disse estar animada para dar início às atividades. “Esse contato de hoje nos dá mais segurança para iniciar o trabalho”, disse.

As unidades envolvidas neste trabalho são as USFs do Panorama, Terra Nova, Palmeiras e Bonsucesso. Os alunos serão orientados pelos médicos preceptores Wagner de Matos Rezende, Antenor Fabbro Júnior, Alexandre Cason Machado e Paulo Leão.

O encontro também contou com a presença do diretor da Atenção Básica, Renato Oliveira, da coordenadora da Atenção Básica Telma Segre e da coordenadora de enfermagem, Camila Mothé Takahashi.

Pular para o conteúdo