A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro reforça a necessidade da população sobre os cuidados que deve tomar para se precaver da gripe A. Os números apontam um total de oito casos positivos de H1N1, um positivo para o tipo B e um positivo para o tipo AH3, segundo boletim da tarde dessa quarta-feira, 26.
Das notificações levantadas, nove pessoas aguardam resultados de exames e outras 119 foram diagnosticadas com síndrome gripal, ou seja, sintomas acentuados de gripe, mas foram tratadas com Tamiflu, sem necessidade de internação.
Sintomas da gripe A (Influenza) são: febre inicial de 38º, calafrios frequentes, cansaço extremo, dores musculares intensas, dor intensa ou ardor nos olhos, dor de garganta leve, tosse seca e contínua, secreção (catarro) pouco comum e dor de cabeça intensa. A pessoa deve procurar o atendimento médico em qualquer unidade de saúde para avaliação detalhada do quadro.
A Vigilância Epidemiológica solicita que a população evite ambientes fechados e aglomerados, mantenha os ambientes ventilados; se estiver com gripe utilize lenços descartáveis ao espirrar ou tossir; lavar as mãos com sabão várias vezes ao dia; evitar contato com pessoas que apresentem sintomas de Influenza e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Outra orientação é para a vacina da gripe. A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro fechou na quarta-feira, dia 19, as notificações sobre a vacinação da gripe registrando um total de 71,84% de cobertura, o que significa que 31.197 pessoas foram vacinadas, das 39.800 previstas para receberem a dose. As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas.
Os grupos mais vulneráveis e com indicação da vacina são: crianças de seis meses a dois anos, gestantes em qualquer idade gestacional, trabalhadores de saúde, puerperas que não receberam a vacina na gestação, doentes crônicos que apresentam problemas renais, hepáticos, respiratórios, cardíacos neurológicos, portadores de diabetes, transplantados, obesos grau 3 e imunossupressão por doença ou medicamento.