Perto de 200 calouros do Instituto de Biociências da Unesp assistiram as orientações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Nesta época do ano, os estudantes procuram imóveis para alugar e precisam conhecer as formas de eliminação das larvas do mosquito para impedir que eles consigam se reproduzir. Através de slides, o IEC- Informação, Educação e Comunicação, departamento ligado ao CCZ, mostrou o ciclo de reprodução do Aedes e orientou os jovens para que fiquem atentos à presença das larvas em recipientes com água.
Material informativo foi distribuído com alerta sobre os locais onde as larvas podem se esconder e também os principais sintomas da doença. O IEC disponibilizou alguns cartazes da dengue e também sobre a posse responsável de animais, outra questão delicada que precisa ser refletida com seriedade.
A adoção de cães e gatos nas repúblicas pode se tornar um problema. Depois que os alunos terminam seus cursos e voltam às suas cidades de origem, o animal adotado acaba sendo abandonado.