A Fundação de Saúde de Rio Claro vai expor no Paço Municipal, de 17 a 23 de janeiro os desenhos premiados no final do ano letivo de 2010, todos desenvolvidos pelos alunos das segundas séries das escolas da rede municipal de ensino. Os trabalhos versaram sobre a dengue e foram propostos durante a “Semana D” de combate à doença, que se estendeu de 22 a 26 de novembro.
A comissão encarregada da escolha dos melhores trabalhos selecionou três desenhos de cada escola, distribuindo certificados de participação para os estabelecimentos participantes e brinquedos para as crianças que tiveram seus trabalhos selecionados. A premiação teve diversão extra, com a presença do boneco “Agente Cabeção”, que fez a distribuição dos presentes.
Importante para conscientizar as crianças e a população a campanha mantém em alerta a cidade sobre os riscos da dengue e do agente transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Por essa razão, durante a campanha os estudantes receberam “bags”, nos quais acondicionaram possíveis criadouros do inseto, que localizaram em suas próprias casas.
Posteriormente, os “bags” foram recolhidos por uma equipe da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) que, por sua vez, repassou os recicláveis para os associados da Cooperviva. A iniciativa é do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Fundação de Saúde, que se movimenta juntamente com outras secretarias municipais para dar maior amplitude e alcance à campanha. O mote da campanha é “As crianças estão de férias, a Dengue não”.