MENU

accessible_forward Acessibilidade
29 de abril de 2011 Fundação de Saúde

Campanha contra gripe tem sábado de vacinação em 16 postos

Rio Claro terá 16 salas de vacinas para atender a população na manhã e tarde deste sábado (30) na campanha de vacinação contra gripe. O atendimento será feito das 8 às 17 horas, nas unidades básicas de saúde, nas unidades de saúde da família e na sede da Fundação de Saúde – Avenida 2, ruas 3 e 4. É importante apresentar a carteira de vacina. Além das pessoas com 60 anos ou mais, neste ano, também serão vacinados os trabalhadores da saúde, gestantes e crianças de seis a 24 meses. A vacinação é gratuita.

A campanha acontece em todo o país. No município de Rio Claro, a meta é vacinar pelo menos 80% dessas populações. A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada na segunda-feira, 25 de abril. Conforme levantamento do setor de Vigilância Epidemiológica, nos três primeiros dias, 3.183 pessoas tomaram a vacina, sendo 2.605 idosos, 171 gestantes e 407 crianças. A meta rio-clarense é vacinar quase 20 mil idosos, 2.300 gestantes e 2.300 crianças.

A vacina que será utilizada neste ano é produzida pelo Instituto Butantan e é inativada (contém partes de vírus mortos), segura, eficaz e pouco reatogênica. A vacina contém dois tipos de vírus de influenza que já estiveram presentes em campanhas anteriores – H3N2 e B/Brisbane, e também o vírus H1N1. Além disso, a vacina contém Timerosol/Neomicina como conservantes e é produzida em ovos embrionados de galinha.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até 10% das pessoas vacinadas poderão apresentar efeitos adversos esperados, como dor, febre, mal estar, vermelhidão e enduração no local da aplicação. Estes sinais e sintomas, em geral, desaparecem espontaneamente em 48 horas. Não poderão tomar a vacina as pessoas que já tiveram reação anafilática a um dos componentes ou em dose anterior da vacina.

Além da vacinação contra a gripe, neste sábado, as unidades de saúde de Rio Claro promoverão uma campanha de diagnóstico precoce de doenças bucais. O atendimento é de graça e será feito das 8 às 17 horas. Se for identificada alguma anomalia, o paciente será encaminhado para agendamento no Centro de Especialidades Odontológicas. Além do diagnóstico, as pessoas receberão orientações sobre o assunto. A utilização de escova dental, creme dental com flúor e fio dental são essenciais para a manutenção da saúde da boca, pois auxiliam na remoção da placa bacteriana. Alimentação balanceada e o baixo consumo de açúcar para evitar o aparecimento de cáries também são essenciais.

Skip to content