O Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para DST/Aids/Hepatites Virais da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro encerra neste domingo, 01, a campanha “Fique Sabendo”, iniciada no dia 25 com o objetivo de incentivar a população a realizar o teste de Aids.
Neste domingo a equipe do CTA Itinerante estará no Centro Social Zona Sul, das 9 às 13 horas; no Forró da Sonia, na Avenida 14 com a Avenida Castelo Branco, no horário das 16 às 18 horas; e no próprio DST/Aids, Avenida 19 com Ruas 9 e 10, das 8 às 12 horas.
A estratégia de diagnóstico precoce e a testagem na população têm por finalidade detectar a presença do vírus o mais cedo possível para que o início do tratamento aconteça previamente mantendo a qualidade de vida do paciente.
O Brasil registra, em média, cerca de 38 mil casos de Aids por ano. Desde os anos 80, quando teve início a epidemia, o país já contabilizou 656 mil casos. A partir da implantação do DST/Aids na década de 90, Rio Claro registrou 1.480 casos. No ano de 2012 foram detectados 52 casos e neste ano o número chega a 48.