Nesta quinta-feira (24), 7 horas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ministra palestra e orientações aos funcionários do setor de Próprios Municipais sobre cuidados e manutenção em prédios públicos visando à diminuição de pombos nestes locais.
O serviço de educação também orientou funcionários da manutenção da Fundação Municipal de Saúde e pretende nos próximos dias discutir a situação com a manutenção das escolas municipais.
O CCZ está constatando o aumento de pombos graças à alimentação inadequada e às construções que facilitam seu abrigo. Quando alimentadas pelo homem, as aves deixam de buscar na natureza alimentos próprios a elas como grãos, frutos e insetos, fugindo totalmente do princípio natural. O setor de Zoonoses orienta a população a não alimentá-los.
Os pombos podem transmitir doenças como a criptococose, histoplasmose, salmonelose, ornitose, além de parasitas como ácaros e piolhos.
Para solicitação de visitas e orientações a pessoa deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses no telefone 156.