MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de novembro de 2011 Fundação de Saúde

Central de Regulação dinamiza atendimento na Saúde

A Central Municipal de Regulação de Serviços Especializados da Fundação de Saúde de Rio Claro, em novembro, completa nove meses. Com a finalidade do gerenciamento das ações de saúde que não tem resolubilidade na unidade de saúde de atendimento, a Central de Regulação vem fazendo o agendamento do usuário em serviços especializados, regulando o acesso às consultas especializadas, exames de média e alta complexidade, cirurgias eletivas e assistência na rede de alta complexidade.

A gestão adequada das filas de espera tem proporcionado o atendimento da demanda de forma ordenada, oportuna e racional. Além disso, a regulação realizada pela central permite à gestão pública aperfeiçoar e organizar a relação entre a oferta e a demanda, qualificando o acesso da população aos serviços de saúde no SUS.

“Com o estabelecimento de fila regulada, as solicitações são agendadas conforme nível de prioridade de atendimento, permitindo o acesso de acordo com a classificação de risco e protocolos clínicos”, observa o presidente da Fundação de Saúde, o médico Marco Aurélio Mestrinel.

Por meio da Central Municipal de Regulação de Serviços Especializados, a Fundação de Saúde de Rio Claro está estruturando a regulação em saúde no município, conforme responsabilidades assumidas junto ao Ministério da Saúde.

A partir da implantação da Central de Regulação, os pedidos de consultas e exames de especialidades de quem passa pelas unidades de saúde são encaminhados pela própria unidade à central, o que possibilita o vínculo com a rede SUS e dispensa o deslocamento e intermediação do usuário para o agendamento.

O serviço, que antes atendia na Central de Vagas do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), desde fevereiro está localizado na Rua 6, entre as avenidas 4 e 6, no mesmo prédio da Unidade de Avaliação e Controle (UAC).

Pular para o conteúdo