MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de setembro de 2011 Fundação de Saúde

Centro de Controle de Zoonoses orienta sobre pombos urbanos

Nesta semana, os agentes de Controle de Vetores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orientaram os comerciantes na região central, especialmente nos locais onde são servidos alimentos, sobre os cuidados que devem ter em relação aos pombos. Na ocasião, também foram colados cartazes informativos.
A causa da incidência excessiva de pombos em um lugar deve-se às condições do ambiente. Quando alimentadas pelo homem, as aves deixam de buscar na natureza alimentos adequados a elas como grãos, frutos e insetos.
As pessoas oferecem alimentos inadequados em grandes quantidades acarretando, assim,
mudanças hormonais nesses pássaros. Isso leva a um aumento exagerado na população de pombos. Odesequilíbrio populacional dessas aves acarreta problemas para o meio ambiente, afetandoa qualidade de vida das pessoas. A alimentação inadequada aumenta a procriação das aves, de 2 para 6 vezes ao ano.
Os pombos,que alimentavam-se de grãos e cereais encontrados na natureza, hoje são onívoros(comem de tudo). É possível observá-los rasgando sacos de lixo e comendo arroz, feijão, frango assado, cascas, etc.
Os pombos podem transmitir doenças como a criptococose, histoplasmose, salmonelose , ornitose, psítacose, além de carregar parasitas como ácaros e piolhos.
O CCZ pede à população que não alimente os pombos e nem deixe acessíveis restos de comida e ração de cães e gatos em potes descobertos.
Vale lembrar que o Centro de Controle de Zoonoses não faz a retirada e controle das aves e piolhos dos locais. Quando é feito esse tipo de solicitação, o CCZ orienta o morador sobre como deve agir diante deste problema urbano.

Cuidados em relação aos pombos:
– Nunca limpar as fezes secas dos pombos sem antes umedecê-las. As fezes devem ser umidecidas com solução desinfetante à base de cloro (água sanitária diluída em água, em partes iguais).
– Proteger o nariz e a boca com máscara e utilizar luvas na limpeza de locais onde estejam acumuladas fezes e ninhos de pombos.

Para afastar os pombos:
– Instalar tela ou alvenaria nos vãos dos telhados para impedir a entrada de pombos.
– Esticar fio de náilon ou arame nos locais de pouso, como beirais, muros e telhados, numa
altura de 10 cm.
-Utilizar objetos pontiagudos para evitar que as aves pousem ou façam ninhos
– Aplicar uma camada fina de gel repelente.
– Utilizar produtos com odores fortes como creolina, naftalina ou formalina. Estas substâncias afastam as aves por algum tempo.
– Modificar a superfície de apoio das aves para que fique com inclinação superior a 60 graus.

Pular para o conteúdo