MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de abril de 2018 Fundação de Saúde

Com mais de mil inscritos, Congresso de Saúde lota hotéis em Rio Claro

As principais unidades da rede hoteleira de Rio Claro estão com 100% de sua ocupação preenchida com reservas a partir da quarta-feira (18). O motivo são os 1.143 já inscritos no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que reunirá pela primeira vez em Rio Claro prefeitos, secretários municipais e profissionais da Saúde para participarem do evento que é um dos mais importantes do setor e será realizado até o dia 20, sexta-feira, no Claretiano Faculdade.

Os organizadores estimam que o número de inscritos pode aumentar com a proximidade do congresso. Hoteis em cidades da região também estão sendo reservados pelos inscritos.

Hoteis como Itaipu, Cristal, Class e Central Park, entre outros, são exemplo do grande movimento que a atividade já está gerando na cidade. “Estamos com 100% da ocupação programada para os dias 19 e 20 de abril, e para o primeiro dia do evento, já estamos nos aproximando dos 100%”, confirma Phillipe Bianchini, gerente do Class Hotel.
“Eventos como esse são de grande importância para movimentar a rede hoteleira da cidade e estamos muito satisfeitos”, acresenta.

Rio Claro foi escolhida entre várias cidades do Estado para sediar o maior evento dos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado. A escolha se deu no ano passado pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), que é o responsável pelo congresso.
“Além de colocar Rio Claro como destaque nas ações para melhorar a nossa Saúde Pública, o congresso movimentará a economia local de um modo inédito em Rio Claro”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O turismo de negócios traz muitos recursos não só para a rede hoteleira, mas também para o comércio em geral, restaurantes e outros serviços”, acrescenta.
Serão três dias de discussões sobre o sistema público de saúde do estado de São Paulo, com a presença de importantes autoridades do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e dos municípios paulistas. O tema central é “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!”.

“Este é um momento crucial para as discussões sobre a saúde e o SUS e para as reivindicações por mais recursos para a área”, destaca o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. “Esse evento também divulga positivamente Rio Claro, que é um município onde desde o ano passado a saúde passou a ser prioridade”, acrescenta.
Cursos, palestras, rodas de conversas, feira de expositores, além da 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 8º Prêmio David Capistrano fazem parte da programação do evento, que também contará com o espaço Gilson Carvalho, local de confraternizações, debates, exposições, lançamentos de livros e apresentações especiais. Dos 675 trabalhos inscritos, 165 foram selecionados pela comissão julgadora, e concorrem ao prêmio.
Outro destaque do evento será o quarto Encontro de Prefeitos, para o qual são esperados mais de 50 chefes de Poder Executivo de cidades paulistas. Este ano o encontro vai discutir a necessidade de um novo pacto federativo, devido em grande parte ao esgotamento de recursos dos municípios nos investimentos com a Saúde.

“O evento também servirá para estabelecer compromissos políticos com a preservação e o desenvolvimento do SUS”, acrescenta o presidente do Cosems/SP, Carmino Sousa, secretário municipal de Saúde de Campinas.

Inscrições e a programação completa do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo estão disponíveis no hotsite http://www.cosemssp.org.br/congresso-2018.

Pular para o conteúdo