A Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro integra o contingente de equipes mobilizadas no combate à dengue.
A Visa atua no combate à dengue através de procedimentos de busca e identificação de potenciais criadouros de mosquito durante inspeção e vistoria dos diversos gêneros de estabelecimentos, tais como restaurantes, supermercados, farmácias, hospitais, entre outros.
Nos últimos meses muitas notificações foram lavradas. De janeiro a fevereiro a equipe da Vigilância Sanitária autuou estabelecimentos de comércio de resíduos e funilaria, aplicando-lhes multa por criadouros do mosquito transmissor da doença.
De acordo com decreto municipal nº 9.992 de 2013 cabe a todos os funcionários da Fundação Municipal de Saúde, devidamente identificados, a notificação de criadouros e à autoridade sanitária nomeada a autuação e aplicação de multas.
Todas as autuações realizadas pela Vigilância Sanitária podem ser acompanhadas no link:http://www.saude-rioclaro.org.br/VIGILANCIA%20SANITARIA/autos%20de%20infracao.htm.
A Vigilância Sanitária mantém ainda um cadastro e acompanha cerca de 30 estabelecimentos de comércio de resíduos (reciclagem) e realiza permanentemente busca ativa para cadastro de novos estabelecimentos, além de ações conjuntas com os demais órgãos da prefeitura.
Na quinta-feira (26) a equipe da Visa deu suporte à coordenação de combate à dengue na varredura de casas no Bairro do Estádio, que acumulavam muito lixo e criadouros do mosquito.