MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de outubro de 2015 Fundação de Saúde

Combate à dengue prossegue com ações em bairros

Nesta quarta-feira (28), a partir das 8 horas, a coordenação do combate à dengue da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro dará prosseguimento aos trabalhos de combate e prevenção realizando visitações em residências nos bairros Cidade Jardim, Bonsucesso, Palmeiras, Distrito de Assistência e Jardim Itapuã.

Na visitação o agente inspeciona a residência, elimina possíveis criadouros do mosquito e orienta o morador sobre os cuidados e riscos da doença. Já a equipe de nebulização estará no bairro Bonsucesso.

A população deve continuar atenta com relação ao mosquito da dengue, que se mostra forte e ágil ao meio urbano. Neste ano o Brasil teve mais de um milhão e meio de pessoas infectadas pela doença e o Estado de São Paulo permanece no sinal amarelo, pois pode ter um novo quadro epidêmico em 2016.

Em Rio Claro, a coordenação do combate está concluindo o Plano Municipal de Ações para ser colocado em prática no verão. Além disso, o prefeito Du Altimari encaminhou projeto à Câmara estabelecendo multa para quem tiver criadouros de dengue.

Medidas preventivas

  • Virar garrafas vazias com a tampa para baixo;
  • Não deixar entulho no quintal ou nas ruas;
  • Cobrir a caixa d’água e piscinas;
  • Guardar baldes virados para baixo;
  • Varrer a água parada, inclusive a de lajes;
  • Colocar terra ou areia nos pratos de vasos de planta;
  • Retirar as folhas e sujeira de calhas que dificultam o escoamento da água;
  • Lavar todas as semanas baldes e tanques que armazenam água;
  • Manter a lata de lixo devidamente tampada;
  • Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no aterro sanitário;
  • Manter poços de água devidamente tampados;
  • Ralos com pouco uso: colocar um plástico para vedá-lo e jogar água sanitária 2 vezes por semana;
  • Lavar os bebedouros de cães, gatos e passarinhos.
  • Lavar as bromélias ou plantas que acumulam água 2 vezes por semana;
  • Cascatas e lagos: tratar com cloro e manter as bordas devidamente limpas e escovadas;
  • Muros com cacos de vidro: colocar massa ou areia para evitar que a água da chuva se acumule;
  • Verificar se há água acumulada nas bandejas dos aparelhos de ar-condicionado.
Pular para o conteúdo