Objetivo do setor de saúde é garantir qualidade aos alimentos consumidos pela população.
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro iniciou nesta segunda-feira (27) um curso de manipulação de alimentos com 70 alunos. “O objetivo é dar a oportunidade para quem trabalha no preparo e venda de alimentos de ampliar o conhecimento e, desta forma, garantir alimentos de qualidade aos consumidores”, afirma a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.
O curso será realizado das 13 às 17 horas, até quarta-feira (29), reunindo alunos previamente inscritos. “São pessoas do comércio varejista do gênero alimentício, incluindo padarias, supermercados, lanchonetes e ambulantes”, explica Aguinaldo Pedro da Silva, coordenador da Vigilância Sanitária do município, acrescentando que “não abrimos mão da fiscalização do comércio, mas estamos sempre oferecendo espaço para que os comerciantes estejam preparados para bem atender o público”.
Durante o curso, os participantes recebem orientações sobre boas práticas na manipulação de alimentos, com abordagem que inclui prevenção à contaminação alimentar e armazenamento e temperatura apropriados para os vários tipos de alimentos.
“A orientação é também um dos papéis da Vigilância Sanitária, que preventivamente presta serviço fundamental à saúde pública”, observa Paula Kannebley, diretora de Vigilância em Saúde. Ao final do curso, ministrado por técnicos da Visa, os participantes receberão certificado de conclusão.
As chamadas “boas práticas” na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados à legislação sanitária.