MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de dezembro de 2013 Fundação de Saúde

Conferência abre amplo debate sobre melhorias na Saúde

A Conferência Municipal de Saúde de Rio Claro, em sua décima primeira edição, foi aberta na noite de sexta-feira, 29, com mais de 200 pessoas lotando o auditório do NAM – Núcleo Administrativo Municipal – e teve prosseguimento no sábado.

Na composição da mesa estiveram a vice-prefeita e secretária de planejamento, desenvolvimento e meio ambiente, Olga Salomão; a vereadora Raquel Picelli, representando o presidente da Câmara Municipal Agnelo Matos; o diretor médico da Atenção Básica, Dr. Geraldo Barbosa, representando o secretário Dr. Marco Aurélio Mestrinel; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosane Victória da Silva. O diretor geral de administração, Edison Rodrigues Filho, acompanhou os trabalhos.

Representantes do funcionalismo e de entidades da sociedade ouviram das autoridades a importância do encontro e sua sustentação na participação popular. A Conferência com o tema “SUS – Uma Construção Coletiva”, proposta do Conselho Municipal de Saúde, teve como objetivo a discussão ampla e democrática sobre a realidade desse sistema, seus problemas e soluções para sua complexidade.

Durante dois meses a Fundação Municipal de Saúde e o Conselho Municipal realizaram 42 pré-conferências nas unidades de atendimento, em igrejas, Ong’s e demais instituições ouvindo, discutindo e arregimentando propostas para um melhor atendimento no município.

A vice-prefeita Olga Salomão, durante a abertura da Conferência, fez um rápido retrospecto sobre a implantação do SUS no Brasil, resultado de movimento popular surgido na década de 80, na Zona Leste de São Paulo. O reflexo dessa mobilização se refletiu na Conferência de 1986, quando nasceu a proposta do SUS. Dois anos depois o Sistema Único de Saúde era incorporado à Constituição Brasileira. “Vejam a força do povo, da organização popular. Vocês aqui estão tendo papel importante na construção do interesse coletivo”, afirmou.

Olga Salomão também pontuou os avanços no sistema de saúde brasileiro ao lembrar as filas intermináveis no antigo INPS; a proposta do Programa Mais Médicos do Governo Federal; e elogiou a Pastoral da Saúde de Rio Claro, presente na abertura, por mostrar a preocupação do povo e apontar propostas que devem ser analisadas.

Ainda na solenidade de abertura, a vereadora Raquel Picelli anunciou a participação dos deputados Ana Perugini e Carlos Neder para a liberação de mais um mamógrafo, que irá melhorar a prestação da assistência nos exames de câncer de mama em Rio Claro; e recursos para a compra de um veículo Van destinado ao Programa de Saúde Mental da Fundação Municipal, que é referência na área integrada por 26 municípios. O vereador Julinho Lopes também esteve presente na abertura.

Pular para o conteúdo