MENU

accessible_forward Acessibilidade
14 de abril de 2025 Fundação de Saúde

Conferência de Saúde aprova mais de 300 propostas

Cerca de 120 pessoas participaram da conferência municipal no sábado (5).

Rio Claro realizou no sábado (5) a 16ª Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Cerca de 120 pessoas compareceram ao Claretiano Centro Universitário para discutir temas que impactam as políticas públicas de saúde do município.

Na Conferência Municipal de Saúde 306 propostas foram aprovadas e poderão integrar o plano municipal de saúde. Já na Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, 37 propostas foram deliberadas e serão encaminhadas em nível municipal e também para as etapas estadual e nacional da conferência.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Américo Valdanha Netto, frisa que as duas conferências representam momentos cruciais para o futuro da saúde pública. “A rica participação e as propostas deliberadas pavimentam o caminho para políticas mais assertivas e alinhadas com as necessidades da nossa população e dos nossos trabalhadores”, acrescentou.

Durante a conferência, foram eleitos os delegados que representarão Rio Claro na etapa estadual da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Além disso, a plenária aprovou oito moções apresentadas pelos participantes.

“A participação da comunidade é fundamental para ampliar as discussões e promover políticas públicas que contribuam para que tenhamos cada vez mais melhorias nos serviços de saúde”, observa Peterson Santilli, diretor administrativo da Fundação Municipal de Saúde.

A abertura das conferências municipais no sábado também contou com a participação do vereador Julinho Lopes, representando a Câmara Municipal; do representante do Conselho Nacional de Saúde, João Donizete Scaboli; da representante do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X), Márcia Cristine Boarin de Oliveira; e do reitor do Claretiano, Padre José Valentim de Carvalho. A programação incluiu palestra ministrada pelo professor José Luiz Riani Costa.

Pular para o conteúdo