Atividades serão desenvolvidas em Rio Claro no Claretiano Faculdade das 8 às 17 horas.
Com o tema “A consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde”, Rio Claro realiza no sábado (13) a 14ª Conferência Municipal de Saúde. Toda a comunidade está convidada a participar do evento, no qual serão discutidas propostas para melhorar a área da saúde. As atividades serão realizadas das 8 às 17 horas no Claretiano Faculdade.
A programação inclui palestra com diretor nacional de projetos e pesquisas do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), Arnaldo Marcolino Silva Filho.
Os debates da conferência serão feitos em grupos formados de acordo com definições das pré-conferências realizadas ao longo de março. No total são quatro eixos temáticos: “O papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à saúde”, “A função reguladora do Estado na estruturação do SUS”, “A resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento”, e “Participação social – cidadania, ética, direitos e deveres, para emancipação do coletivo”.
Propostas e reivindicações votadas durante a conferência municipal podem ser incorporadas ao SUS em todo o País. A participação de todos os cidadãos nas decisões relativas ao Sistema Único de Saúde é garantida pela Lei Federal 8142/90.
O Claretiano Faculdade fica na Avenida Santo Antônio Maria Claret, 1724, no Jardim Claret. A realização da Conferência Municipal de Saúde é do Conselho Municipal de Saúde e prefeitura de Rio Claro por meio da Secretaria Municipal de Saúde.