Uma das maiores preocupações dos usuários e gestores da saúde nos últimos anos é com a manutenção do SUS – Sistema Único de Saúde – e este tem sido o tom principal da Conferência Regional de Saúde aberta na manhã dessa quarta-feira (1º), em Rio Claro, com término previsto para a tarde de amanhã, quinta-feira (2).
Com o auditório da Faculdade Claretianas completamente tomado por representantes de 25 municípios e de entidades específicas, a Conferência teve início com o pronunciamento de gestores que lidam diariamente com as demandas de uma das áreas mais complexas do setor público: a Saúde.
Unânimes em seus posicionamentos, todos defenderam a manutenção do SUS e a intensificação da participação popular na discussão das necessidades para um Sistema Único de Saúde cada vez mais forte e de qualidade.
O prefeito Du Altimari esteve presente e lembrou os avanços do município de Rio Claro com a vinda do Samu, UPA e AME e o foco da administração em investir na saúde muito mais do que determina a Constituição Federal, que prevê 15%. Rio Claro está investindo 28%. A forma como se conseguir recursos também deve ser preocupação e discussão pública, mencionou o prefeito Du Altimari.
Aos presentes, o prefeito também falou sobre a grande possibilidade da região se transformar em um pólo de Medicina com a implantação, em breve, do Curso de Medicina nas cidades de Rio Claro, Piracicaba, Limeira e Araras.
Participaram da mesa de abertura, além do prefeito Du Altimari, a vereadora Raquel Picelli, representando a Câmara Municipal; o secretário de Saúde Geraldo de Oliveira Barbosa, a diretora da Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba, Clélia Bauer; a representante do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, Kelly Cristina Carandina; e padre João Inácio, do Conselho Estadual de Saúde.
Também presentes, a vice-prefeita Olga Salomão, o vereador Julinho Lopes, Estela Pedreira, da Executiva do Conselho Estadual; Edison Rodrigues Filho, chefe de gabinete da Fundação Municipal de Saúde; e representantes de conselhos municipais e dos municípios integrantes da DRS Piracicaba.
Estadual e Nacional
Com o tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, um direito do povo brasileiro”, a Conferência Regional da Saúde em Rio Claro reunirá as propostas que serão encaminhadas para a fase estadual e nacional.
A programação do segundo dia, nesta quinta-feira, começa às 9 horas com plenária de votação, apresentação de moções e almoço. Logo após haverá eleição de delegados para as próximas etapas da conferência. O encerramento está previsto para as 15 horas.