MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de março de 2014 Fundação de Saúde

Conselho de Saúde aprova Plano Municipal e curso de medicina

Dois assuntos de grande importância para o município compuseram a pauta da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde realizada na noite de terça-feira (25), na Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, sob a coordenação da presidente Rosane Victória da Silva.


O Plano Municipal de Saúde 2014-2017 e a implantação do curso de medicina passaram por avaliação dos conselheiros e foram aprovados por unanimidade. O plano estabelece as intenções e resultados a serem buscados no período de quatro anos, considerando os compromissos e as prioridades da saúde.


Para a apresentação do Plano Municipal de Saúde esteve presente a assessora técnica da Fundação Municipal de Saúde Carmem Silvia Borges, que discorreu sobre as propostas e explicou as dúvidas dos participantes.


O curso de medicina também teve apresentação de um estudo geral da situação médica no Brasil e da necessidade de implantação de novas políticas para que o quadro se modifique com consequente reflexo positivo no atendimento da população.


O diretor geral administrativo da Fundação, Edison Rodrigues Filho, mostrou a defasagem de profissionais para as demandas que são cada vez maiores. Os investimentos realizados nos últimos anos nos setores de saúde do Brasil estão exigindo médicos, no entanto, o número de profissionais é pequeno. A intenção com o programa “Mais Médicos” é ampliar esse número com novos cursos de medicina e a importação de profissionais.


Inserido nos 49 municípios escolhidos para avaliação técnica de implantação do curso de medicina, Rio Claro vive a expectativa de ser um dos apontados pelo Ministério da Educação para sediar a faculdade. Os conselheiros acompanharam a exposição do diretor geral e aprovaram a iniciativa pleiteada por Rio Claro.


Na reunião do Conselho de Saúde também foram apresentadas as médicas cubanas, Marely Figueiredo Fonseca e Yolanda Marisela Rodríguez Alvarez.

Pular para o conteúdo