A Fundação Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, está reforçando a orientação a respeito dos vasos de flores devido à proximidade do Dia de Finados.
A comunidade em geral e funcionários de cemitérios e floriculturas devem ficar atentos aos saquinhos plásticos que envolvem os vasos de flores, e que servem de criadouros do mosquito da dengue, pois acumulam água.
O mesmo vale para os pratinhos de plantas, que também são reservatórios de água e acabam criando as larvas do mosquito Aedes aegypti.
Mesmo vasos envoltos em embalagens decorativas, recobertos por celofane, por exemplo, servem de criadouros. Por isso é preciso jogar o lixo de forma adequada. Não deixar recipientes que acumulam água é ação simples e eficaz para se evitar epidemia da dengue.
O Centro de Controle de Zoonoses também lembra que os ovos do Aedes aegypti podem ficar até 450 dias em locais secos. Se não foram tomados os cuidados, um ano e meio depois de depositados, ao terem contato com água, os ovos podem eclodir.