A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro chama a atenção dos pais para a importância de levar os filhos com 15 meses para receber a vacina contra a catapora. A vacina está disponível desde o final de setembro nas unidades de saúde do município.
“Não se trata de uma campanha, já que a vacina está inserida nas atividades de rotina do atendimento médico”, explica Ivana Freschi de Souza, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Incluída na tetra viral, a vacina também protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A varicela, ou catapora, é uma infecção viral altamente contagiosa.
“A maior preocupação não é a doença em si, mas as complicações que podem ocorrer como infecções secundárias, encefalites, meningites e pneumonias”, diz a coordenadora, reforçando sobre a importância da vacinação.
A vacina não deve ser ministrada em crianças com hipersensibilidade a neomicina ou qualquer outro componente da vacina ou que tenham manifestado sinais de hipersensibilidade após administração das vacinas sarampo, caxumba, rubéola (que recebem na tríplice viral, dose que tomou aos 12 meses) ou da varicela. Também não devem ser vacinada as crianças com imunodeficiencias primárias ou secundárias. Aquelas com alergias severas a ovo devem receber a vacina em ambiente hospitalar.