A Capitã Gisleme da Silva Alves já integra a equipe de atendimento no Centro de Triagem e Hidratação da dengue instalado pela Fundação de Saúde de Rio Claro no bairro de Santana.
A médica é da Polícia Militar do Estado de São Paulo e foi designada por solicitação do município para auxiliar no enfrentamento da dengue. O Estado a liberou para atender nas manhãs de quarta-feira e quinta-feira.
O CTH da dengue foi implantado dentro do plano de contingência da Fundação Municipal de Saúde por conta do estado de alerta máximo da dengue.
Considerada um “hospital de guerra”, a unidade de campanha teve sua estrutura organizada em uma semana e no dia 3 de março passou a atender a população com sintomas ou diagnosticadas com a doença.
Com uma média diária de 400 atendimentos, muitos de retorno, primeira consulta e até casos não específicos para a unidade, o CTH da dengue conta com uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo, que foram remanejados das unidades da Fundação de Saúde para atender neste momento emergencial.
“Desde o primeiro momento em que avaliamos uma situação de alerta nossas equipes se mobilizaram para a implantação desta unidade de campanha, que está alcançando o seu objetivo de aliviar o sistema de emergência e oferecer um atendimento à altura da necessidade da população com dengue”, avalia o secretário de Saúde, Dr. Geraldo de Oliveira Barbosa.
Só dengue
A unidade de campanha da dengue está localizada na Avenida 26 com a Rua Samambaia, no bairro de Santana, e foi instalada para atender apenas casos de dengue no horário das 7 às 17 horas, de domingo a domingo.
A pessoa com outros problemas de saúde deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa ou, dependendo do caso, buscar atendimento na emergência do PA Cervezão e UPA.
Orientações
·Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor nos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor no corpo, dor nas articulações, fraqueza. Em algumas situações podem aparecer diarreia, enjoo, dificuldade de se alimentar;
·Pessoas com estes sintomas devem procurar atendimento médico, pois existe tratamento e ele independe de resultados de exames;
·A principal forma de evitar complicações é fazer uso de bastante líquido, como: beber água, chás, sucos naturais;
·A doença se tornou um problema de saúde, pois depende muito das ações de cada cidadão.
·Denúncias de criadouros de mosquito: ligar na ouvidoria 3526-7156.
·Dúvidas sobre a doença: entrar em contato com o serviço de saúde mais próximo ou no serviço de saúde no qual foi atendido.