Ação conjunta entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Fundação Municipal de Saúde; e a administração dos cemitérios do município de Rio Claro, foi realizada esta semana com o objetivo de evitar o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O trabalho aconteceu para reforçar a prevenção em virtude do grande movimento de pessoas nos jazigos neste domingo (10), Dia dos Pais.
O IEC- Departamento de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses – distribuiu faixas, cartazes, folhetos e alertas para serem afixados em locais visíveis nos cemitérios.
Os avisos orientam os visitantes que o acúmulo de água em vasos de plantas e embalagens representa um perigo para a saúde, já que se torna criadouro do mosquito.
A recomendação para as pessoas que irão visitar os túmulos enfeitando-os com flores é para que joguem fora, nas lixeiras espalhadas pelos cemitérios, as embalagens plásticas que envolvem os vasos. A água parada em pequenos locais pode servir de abrigo para os ovos e larvas do mosquito.
O IEC também alertou as floriculturas para que orientem os clientes informando sobre a importância de retirar o plástico dos vasos.
As pessoas também devem ficar atentar com relação aos pratinhos utilizados nos vasos de plantas. Eles devem estar preenchidos com areia para não permitir a proliferação do mosquito da dengue.