Quarenta e cinco pessoas participam nesta semana do curso gratuito de boas práticas nos serviços de alimentação realizado pelo setor de Vigilância Sanitária de Rio Claro, iniciado nesta segunda-feira e que tem término previsto para quarta-feira.
“O interesse pelo assunto é grande, o que demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido por nossos comerciantes”, observa Agnaldo Pedro da Silva, coordenador da Vigilância Sanitária.
“É um curso importante, pois trata de assuntos pertinentes a alimentação da população e, por conseqüência, da saúde das pessoas”, observou Márcia Borges Machado, diretora municipal de medicina preventiva, ao abrir o curso na tarde desta segunda-feira. “Na grande maioria das vezes, quando ocorre algum problema na manipulação de alimentos, é pelo fato das pessoas não terem recebido informações e treinamento necessários, isto confirma o quanto um curso como este contribui com o setor de saúde”, ressaltou Márcia.
Os cursos cumprem regras da resolução Agência Nacional de Vigilância Sanitária e destinam-se principalmente aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, cozinhas industriais e institucionais.
O objetivo dos cursos é orientar comerciantes e manipuladores de alimentos sobre as técnicas para preparar, armazenar e vender alimentos de forma adequada, higiênica e segura. “Deste modo, poderão oferecer alimentos saudáveis aos consumidores”, observa Mônica Marina Bonifácio da Silva que, juntamente, com Amanda Correia Mesquita Pereira de Souza, coordenará as palestras.