Cinqüenta e cinco pessoas participam até quarta-feira (13) do curso gratuito de boas práticas nos serviços de alimentação realizado pelo setor de Vigilância Sanitária de Rio Claro. O curso teve início na segunda-feira (11) e acontece na Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc).
O treinamento é coordenado pela nutricionista da Vigilância Sanitária, Mônica Marina Bonifácio da Silva, juntamente com Amanda Correia Pereira de Souza. Durante as aulas são dadas orientações aos comerciantes e manipuladores de alimentos sobre as técnicas para preparar, armazenar e vender alimentos de forma adequada, higiênica e segura. “Deste modo, poderão oferecer alimentos saudáveis aos consumidores”, observa Mônica.
O curso cumpre regras da resolução Agência Nacional de Vigilância Sanitária e destina-se principalmente aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, cozinhas industriais e institucionais.
A Vigilância Sanitária (Visa) de Rio Claro realiza o treinamento periodicamente para atender os estabelecimentos que estão iniciando as atividades e empresas que queiram aperfeiçoar os novos funcionários. “É importante que os profissionais sejam conscientes de seu trabalho e dos riscos aos quais podem submeter seus clientes”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Agnaldo Pedro da Silva.
Para enfatizar esse aspecto, no último dia de curso Agnaldo expõe aos participantes fotos com exemplos de situações encontradas pela Visa em estabelecimentos da cidade, explicando os problemas gerados pela manipulação inadequada dos alimentos.
As inscrições para as próximas turmas podem ser feitas na Vigilância Sanitária de segunda a sexta-feira, na Avenida 8 entre ruas 1 e 2, ou pelo telefone 3533-1275. Os interessados serão chamados conforme o número da inscrição.