Um grupo de 75 pessoas está inscrito para participar, a partir desta segunda-feira, 6, no Centro Cultural Roberto Palmari, em Rio Claro, do Curso de Manipulação de Alimentos, ofertado pela Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde. As aulas ocorrerão também na terça e quarta-feira, dias 7 e 8, no mesmo local.
A abertura do curso acontecerá na segunda-feira, às 13h30, com a presença do titular da Saúde, Marco Antonio Mestrinel e da diretora de medicina preventiva da Fundação, Márcia Borges Machado, que avalia o curso como um “meio eficaz de transmitir à população técnicas de manipulação de alimentos que contribuem para a saúde das pessoas”.
“O interesse pelo assunto é grande, o que demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido por nossos comerciantes”, confirma Agnaldo Pedro da Silva, coordenador da Vigilância Sanitária no município. Os dois funcionários alertam que a ocorrência de problemas na manipulação de alimentos decorre, geralmente, da falta de informações e treinamento das pessoas. O curso, portanto, procura disseminar essas boas práticas, esperando que possam ser multiplicadas pelos alunos, posteriormente, para um número maior de profissionais.
O objetivo do curso oferecido pela Vigilância Sanitária é orientar comerciantes e manipuladores de alimentos sobre as técnicas para preparar, armazenar e vender alimentos de forma adequada, higiênica e segura, assegurando que seus consumidores possam ter acesso a alimentos saudáveis.