Exposição Fotográfica “O T da Questão” e I Fórum LGBT Travestis e Transexuais x Vulnerabilidade Social
O Dia Municipal Contra a Homofobia, instituído no calendário Oficial do Município pela lei nº 4225, de 30 de junho de 2011, com projeto de Lei das vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli, é uma ferramenta para promoção dos direitos da população LGBT através de fóruns, exposições, palestras, simpósios, conferências, etc.
Em 2013 esta data foi trabalhada no I Fórum LGBT com o tema “Travestis e Transexuais (TT’s) x Vulnerabilidade Social”, realizado nos dias 17 e 18 de maio com ampla programação, em parceria com a Diretoria de Políticas Especiais, Serviço de Atendimento Especializado/Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Cultura. A atividade contou com a presença de diversos representantes do movimento LGBT de Rio Claro e região, que, futuramente, através do coletivo LGBT, formatarão as propostas recebidas no Fórum.
O fórum teve a participação de Cássio Rodrigo de Oliveira, Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e Heloísa Gama Alves, coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual
da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
A formação educativa sobre diversidade sexual foi feita pela pedagoga Janaina Lima, que também é militante do movimento LGBT. A atração cultural ficou por conta de Renata Perón, numa belíssima apresentação de samba e interpretação de canções de Noel Rosa.
Além do Fórum, a Exposição Fotográfica “O T da Questão”, com fotos do acervo do Museu da Diversidade, da Secretaria Estadual de Cultura e Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, permanecerá aberta ao público até 4 de junho no Paço Municipal, durante o horário de expediente da prefeitura.
Atualmente, o movimento LGBT de Rio Claro tem um coletivo que discute e encaminha questões pertinentes às demandas do movimento, apoiado pela coordenadora técnica-administrativa do Programa de Prevenção DST/AIDS/Hepatites, da Secretaria Municipal de Saúde, Yanca Pimentel, além da participação de várias lideranças do movimento no município.
A exposição “O T da Questão” traz fotos de Eduardo Moraes e foi construída a partir de imagens que captam fragmentos do universo de travestis, transexuais e transgêneros no Estado de São Paulo. A exposição buscou retratar espaços, lugares e atividades nas quais podem viver sua identidade de gênero de forma digna, em contraposição às notícias cotidianas que relatam cenas onde o preconceito e a violência estão à espreita.
Através das imagens da lente de Eduardo Moraes, toda a delicadeza, criatividade, talento e capacidade profissional de travestis, transexuais e transgêneros é captada para construir um mundo onde não cabe nenhum tipo de discriminação e preconceito.
A mostra está dividida em temas que perpassam pela militância, cultura, manifestações, carnaval, concursos de beleza e a vida social de algumas personalidades travestis, transexuais e transgêneros. São momentos de exceção que deveriam se tornar lugar comum para uma sociedade que se diz justa e igualitária.
Em Rio Claro, a curadoria da exposição trazida pela Diretoria de Políticas Especiais fica sob os cuidados de Renê Mainardi, diretor de eventos da Secretaria de Cultura do município. Mainardi é artista multimídia, com pesquisa em Arte Contemporânea nas linguagens de Artes Plásticas, Cinema e Fotografia.